"Gorjeta é assunto para muita negociação no Legislativo e não é impossível uma legislação a conciliar todos os envolvidos (consumidor-trabalhador-empresário).
O autor está certo quanto à oportunidade de seu livro diante da "defasagem temporal existente nos estudos jurisprudencial, legal e doutrinário". Sua obra é igualmente importante porque, como ele mesmo constatou, "nos projetos de lei em trâmite nas duas casas do Congresso Nacional, constatamos o abandono em relação à principal figura a dar supedâneo para construção conceitual da verba gorjeta, o cleinte consumidor".
O assunto é mesmo muito delicado e o legislador tem que estar preparado para elaborar leis que sejam, sempre, iluminadas com o farol dos artigos 1º, 3º e 192 da CF/1988, que revelam os fundamentos e objetivos primordiais da nossa República e, particularmente, da ordem social". Maurício de Campos Bastos, do prefácio
Sobre o autor :
Jorge Berg de Mendonça é bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especializado em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Universidade Estácio de Sá. Diretor Cultural da OAB/MG. Desembargador Federal do Trabalho e presidente da 6ª turma do TRT da 3ª região/MG.
__________
Ganhadora :
Meire Aparecida Marques, analista judiciário do TRT, de Campinas/SP
__________
_________
_________