No Panamá, os causídicos são homenageados com várias atividades na semana do 9/8, natalício do jurista Justo Arosemena, criador do Estado Federal do Panamá. O advogado César A. Ruiloba, presidente do Colegio Nacional de Abogados de Panamá, sustenta que a data é importante para incentivar os advogados a serem zelosos guardiões das leis, defensores da constitucionalidade e protetores da democracia.
Já no Brasil, a data é celebrada em 11/8, devido à lei de 11 de agosto de 1827, que criou os dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, um em SP (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e outro em Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).
E na Argentina, o advogado Fernando Cordeiro, sócio do escritório Cordeiro y Asociados – Abogados y Consultores Internacionales, com sede em Buenos Aires e em SP, conta que os profissionais da Advocacia do país são felicitados no dia 29/8, em razão da data de nascimento do jurista Juan Bautista Alberdi, autor da obra "Bases y puntos de partida para la organización política de la Confederación Argentina", que deu origem à Constituição da Argentina de 1853. Segundo ele, os advogados festejam o seu dia com jantares, festas, atos comemorativos, palestras e missas realizados pelos Colégios Públicos de Abogados.
Confira o dia do advogado nos demais territórios latinoamericanos:
-
México – 12 de julho (comemoração à primeira cátedra de Direito na Real y Pontificia Universidad de México)
-
Guatemala – 24 de setembro (dia da Nossa Senhora das Mercês, patrona dos advogados)
-
Peru – 2 de abril (nascimento do jurista Francisco García Calderón Landa, patrono da advocacia)
-
Colômbia – 22 de junho (natalício do advogado e político José Cristóbal Hurtado de Mendoza y Montilla)
-
Venezuela – 23 de junho (nascimento do advogado Don Cristóbal Hurtado de Mendoza)
-
Chile – 21 de maio (data de falecimento do advogado Agustín Arturo Prat Chacón)
-
Bolívia – 13 de outubro (homenagem à fundação da primeira faculdade de Direito do país, na Universidad Mayor de San Francisco Xavier de Chuquisaca)
-
Equador – 20 de fevereiro (aniversário do jurista Luis Felipe Borja)
-
Cuba – 8 de junho (data em que Ignacio Agramonte y Loynaz defendeu sua tese de graduação na Facultad de Derecho de la Universidad de La Habana)
-
Nicaragua – 9 de janeiro (tributo a Tomás Ruiz, primeiro índio a se formar em Direito na América Central)