O TJ/SP e a seccional paulista da OAB firmaram convênio para agilizar os trâmites processuais. De acordo com o termo de cooperação institucional, estudantes de Direito prestarão serviços voluntários em fóruns do Estado, em regime de mutirão, auxiliando os servidores do Poder Judiciário.
O objetivo do projeto "De mãos dadas pela Justiça" é intensificar a realização de tarefas que contribuam para a agilizar rotinas internas dos cartórios judiciais, acelerando o trâmite dos processos.
A OAB/SP irá convidar, reunir e inscrever estudantes de Direito para realizarem atos como triagem, verificação, separação e ordenamentos de petições para posterior juntada aos respectivos processos, localização e separação de volumes dos atos. Servidores dos Tribunais ficarão encarregados de orientar, acompanhar e supervisionar as tarefas.
Para o presidente do TJ/SP, desembargador Ivan Sartori, o convênio vai melhorar a prestação jurisdicional e ajudar "tanto o estudante, que verá na prática o desenvolvimento dos procedimentos cartorários, quanto o Tribunal de Justiça, que vai aprimorar o serviço prestado à população", afirmou.
O presidente em exercício da OAB/SP, Marcos da Costa, a diretora-adjunta da entidade, Tallulah de Carvalho, o presidente da Comissão do Acadêmico de Direito, Aleksander Mendes Zakini, Leandro Nava, além Pedro Curbi e Wellington Gropo, todos integrantes da direção da OAB, e o poeta Paulo Bomfim participaram da solenidade de assinatura do termo.
_____________