Migalhas Quentes

Novo CP não criminaliza cópia de obra intelectual sem fins lucrativos

No caso de violação aos direitos autorais com utilização comercial, a pena será de dois a cinco anos de prisão.

25/5/2012

A comissão de juristas que elabora a proposta de reforma do CP aprovou nesta quinta-feira, 25, novas mudanças no código. Veja abaixo.

Direitos autorais

O plágio intelectual acarretará pena de seis meses a dois anos de prisão e multa.

Em hipótese de "oferecer a público mediante cabo, fibra ótica, internet, sistema de informática ou qualquer outro que permita ao usuário realizar a seleção de obra ou produção para recebê-la por um tempo e lugar previamente determinado", a pena será de um a quatro anos.

No caso de violação com utilização comercial, a pena será de dois a cinco anos de reclusão.

E quando se tratar de cópia de obra intelectual ou fotograma ou videofonograma em um só exemplar para uso privado e exclusivo do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto, o fato não constituirá crime.

Patentes e marcas

Quem cometer crime contra patente sofrerá pena de um a quatro anos de prisão e multa. Já aquele que violar os direitos de marca estará sujeito à pena de um a quatro anos de prisão.

Crimes contra indígenas

Renderá pena de prisão de dois a quatro anos, o ato de propiciar, por qualquer meio a aquisição, o uso e a disseminação de bebida alcoólica, ou similar, em comunidades indígenas.

O escarnecimento de cerimônia, rito ou tradição indígena será penalizado com seis meses a dois anos de prisão.

Licitações

A pena para a conduta de quem dispensa ou inexige licitação, fora das hipóteses previstas em lei, será de prisão de três a seis anos.

Outra hipótese contemplada nas alterações é "deixar de observar as formalidades legais pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade de licitação quando cabíveis". A pena será de prisão de um a quatro anos. No entanto, nos casos em que não houver prejuízo concreto à administração pública, o juiz poderá, examinando a culpabilidade do agente, deixar de aplicar a pena por ser desnecessária.

Falência

Crime de fraude contra falência ou recuperação judicial terá pena prevista de dois a cinco anos. Favorecimento de credores também renderá a mesma pena (dois a cinco anos).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Anteprojeto do novo CP incorpora crimes contra a humanidade

23/5/2012
Migalhas Quentes

Novo CP criminaliza perfis falsos em redes sociais

22/5/2012
Migalhas Quentes

Novo CP: juristas aprovam responsabilização penal de empresas

12/5/2012
Migalhas Quentes

Novo CP: proposta permite ao juiz combinar a lei anterior e a nova em favor do acusado

11/5/2012
Migalhas Quentes

Comissão do novo CP propõe criminalização do uso de celular em presídios

8/5/2012
Migalhas Quentes

Enriquecimento ilícito poderá ser crime no novo CP

24/4/2012
Migalhas Quentes

Novo CP: processo por furto dependerá de representação da vítima

21/4/2012
Migalhas Quentes

Novo CP criminaliza revenda de ingressos por preço maior que o estabelecido

17/4/2012
Migalhas Quentes

Comissão do novo CP confirma ampliação das hipóteses de aborto legal

10/3/2012
Migalhas Quentes

Anteprojeto do novo CP deve ficar pronto em maio

9/3/2012

Notícias Mais Lidas

Juiz, autor de ação, participa de audiência jogando golfe; veja vídeo

30/3/2025

Juíza esposa de policial morto em ataque foi salva por carro blindado

31/3/2025

Homem que apalpou nádega de mulher em elevador indenizará em R$ 100 mil

30/3/2025

Academia indenizará mulher barrada após fazer stiff: "homens no local"

31/3/2025

TJ/SP reduz para R$ 12 mil pensão a filha e neto: "sem ostentação"

31/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inconstitucionalidade da lei Federal 15.109/25 que posterga o pagamento de custas nas cobranças de honorários advocatícios

31/3/2025

Incompreensível controvérsia sobre a lei que dispensa adiantamento de custas

1/4/2025

Uma alternativa necessária – A conversão em perdas e danos

31/3/2025

Leilão do imóvel pode ser anulado por erro do banco

31/3/2025

Normas gerais relativas a concursos públicos: Lei 14.965/24

1/4/2025