Migalhas Quentes

Correspondente premiado

Nesta terça-feira, a correspondente Mônica Gonçalves da Cunha Castro, cadastrada em Núcleo Bandeirante/DF, ganhou a obra "Introdução à Lógica Jurídica – Fundamentos Filosóficos".

17/4/2012

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

__________

A leitura de uma obra filosófica desperta no homem o desejo de querer conhecer, atividade permanente de sua inteligência. Na filosofia, encontra-se o questionamento que proporcionará ao homem o desenvolvimento de seu espírito crítico. No ser humano, encontra-se a existência da filosofia, seja ela um filosofar vulgar ou científico.

A Filosofia está centrada na necessidade de julgar. Esta elaboração é proveniente de uma argumentação fundada em proposições que serão avaliadas em sua estrutura formal e material, ou seja, a verdade das proposições nos levará a conclusões verdadeiras ou falsas.

A Lógica é a ciência da consequência e da verdade de uma argumentação. Assim ela nos fornecerá elementos e regras para o desenvolvimento de um silogismo na busca da verdade das proposições e na consideração da validade e eficácia de uma norma.

A Lógica Jurídica, para os especialistas do Direito, é um instrumento para a melhor elaboração de suas petições e arrazoados e suas contestações. A linguagem precisa, clara e técnica os auxiliará na Oratória, na Retórica, como arte de persuasão; a Dialética, como processo, fornecerá condições para as discussões e os debates. A Hermenêutica, ciência da Interpretação, desenvolverá no especialista sua capacidade criativa.

_________

 Ganhadora :

Mônica Gonçalves da Cunha Castro, cadastrada em Núcleo Bandeirante/DF

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Câmara aprova castração química para pedófilos e cadastro de condenados

12/12/2024

Juiz nega pedido de desistência feito 28 minutos antes da sentença

12/12/2024

Artigos Mais Lidos

Mudanças na aposentadoria em 2025: Impactos para os segurados

11/12/2024

Aplicação da lei 14.905/24: TST uniformiza correção monetária na Justiça do Trabalho

12/12/2024

A lei Federal do mercado regulado de carbono: breves comentários

12/12/2024

A penhora de stock options e a penhora de quotas sociais - O entendimento do STJ

11/12/2024

Tema 1.191 do STJ: Inaplicabilidade do art.166 do CTN à restituição de ICMS-ST

11/12/2024