Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Coisa Julgada em Matéria Tributária e seus mecanismos de revisão"

Veja quem ganhou o livro "Coisa Julgada em Matéria Tributária e seus mecanismos de revisão" (Verbatim – 247p.).

31/1/2012

 

Sorteio de obra

 

No campo tributário, o advogado Rodrigo Chinini Mojica apresenta o livro "Coisa Julgada em Matéria Tributária e seus mecanismos de revisão" (Verbatim – 247p.) no qual aborda o tema com profundidade.

 

"A coisa julgada material tem sido um tema recorrente na ciência e dogmáticas jurídicas, as quais permitiram sedimentar um entendimento menos questionável a seu respeito. Recentemente, entretanto, ressurgiu o questionamento relativamente à sua imutabilidade, voltando-se a discutir a sua relativização. Várias obras surgiram sustentando o esgarçamento do valor segurança jurídica, que lastreia a sua posição no mundo jurídico. Surgiu assim, correlatamente à flexibilização da coisa julgada, um recrudescimento na pesquisa e disciplina dos meios jurídicos postos à disposição dos interessados na tentativa de fender a até então monolítica concepção da coisa julgada. Mais, ainda, passou-se a invocar o valor justiça como contraponto a uma imutabilidade que, diferenciando-se em relação a iguais, romperia com a necessidade de solução homogênea para conflitos basicamente idênticos. Essa situação de disparidade de tratamento jurídico para situações intrinsecamente parelhas torna-se mais aguda quando se cuida do tratamento tributário de condutas cuja semelhança e reflexos merecem uma especial atenção no plano judicial. Isto implica reconhecer que o fenômeno da coisa julgada na tela tributária apresenta características específicas que não podem ser desconsideradas. O Autor, que me honrou com o convite para prefaciar a sua obra intitulada “Coisa julgada em Matéria Tributária e seus Mecanismos de Revisão”, dissertação com a qual conseguiu, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o titulo de mestre, ousou enfrentar a questão da coisa julgada tributária ultrapassando as barreiras do conservacionismo nesse campo do direito, em que a norma tributária se relaciona com aquela processual e em que ambas devem fletir-se ao peso da normatividade constitucional. Aponta e questiona os vários instrumentos processuais adequados a romper a couraça da coisa julgada e até mesmo daquela soberanamente julgada. São examinados e revistos os institutos da ação rescisória, da querela nulliitatis insanabilis e da ação de revisão, com base em farta literatura e em escólio na jurisprudência, que permitem uma especifica visão do autor a respeito desses fenômenos jurídicos. Aluno brilhante nos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Autor Rodrigo Chinini Mojica conseguiu produzir uma obra instigante envolvendo os variados aspectos da coisa julgada tributária quando desafiada em situações em que o seu fundamento maior — a segurança jurídica — merece ceder passo a valores mais elevados na axiologia jurídica. Merece, pois, ser lida por todos aqueles que amam no universo do direito, em especial na tela tributária". Donaldo Armelin, professor Titular de Direito Processual Civil da PUC/SP

 

Sobre o autor :

 

Rodrigo Chinini Mojica é mestre e doutorando em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário e Prática Tributária. Advgado em SP.

__________

 

Ganhador :

Renato Henrique Giaviti, advogado da Funfarme, de São José do Rio Preto/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024