Migalhas Quentes

Saiba como planejar as férias da sua equipe

A aproximação do final do ano pode coincidir com a chegada de diversos pedidos de férias na mesa dos gestores. Robert Half dá dicas de como administrar times e tarefas durante esse período.

20/12/2011

Dicas

Saiba como planejar as férias da sua equipe

A aproximação do final do ano pode coincidir com a chegada de diversos pedidos de férias na mesa dos gestores. Quando há acúmulo de solicitações para o mesmo período pode ser difícil atender a todos os pedidos sem prejudicar a produtividade da equipe, observam especialistas da Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado.

Prazos apertados para concluir balanços, relatórios, planejamentos, metas e orçamentos, comuns nesse período, podem tornar o desafio ainda maior e aumentar a pressão sobre gestores. Eles precisam ter certeza de que terão cobertura suficiente no time para lidar com a carga maior de trabalho.

Para evitar que o atendimento das solicitações de férias complique o dia a dia das empresas, e reduzir a insatisfação do pessoal, a Robert Half elaborou uma série de dicas para gestores planejarem as férias da equipe em momentos em que é necessário compatibilizar o aumento dos pedidos de descanso com o crescimento da demanda de trabalho.

Dicas

Crie critérios para atender solicitações de férias: por ordem de pedidos, por senioridade dos profissionais, filhos em idade escolar etc;

Deixe bem claras as datas e períodos em que é importante ter todos os profissionais no escritório;

Ressalte a necessidade de os colaboradores avisarem o quanto antes quando pretendem sair de férias (assim é possível traçar planos para manter a cargas de trabalho em níveis razoáveis);

Determine quais profissionais estão mais bem preparados para assumir as responsabilidades cruciais quando alguém mais sênior do time, por exemplo, estiver ausente (isso garantirá continuidade do trabalho e oportunidade de testar empregados em tarefas e desafios mais importantes, o que ainda ajudará a identificar talentos para posições mais altas)

Contrate profissionais temporários para manter projetos críticos em andamento (principalmente quando a equipe própria estiver na capacidade máxima);

Identifique com antecedência as necessidades para dar sequência a projetos e tarefas durante a ausência dos titulares;

Providencie suporte adequado de profissionais qualificados nos projetos em andamento

Confie na equipe. Se as contratações tiverem sido bem feitas, certamente o time será capaz de tomar as melhores decisões e administrar qualquer problema enquanto o gestor recarrega as baterias.

Para ilustrar os períodos de sobrecarga no final de ano, a Robert Half também apresenta o descontraído vídeo A Robert Half deseja boas festas (clique aqui).

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024