Migalhas Quentes

STF - Banco BMG recorre contra negativa de empréstimo consignado no ES

O Banco BMG S/A impetrou no STF um MS (30496) contra decisão do STJ que manteve um decreto do Estado do ES para impedir que a instituição conceda empréstimos consignados a servidores públicos daquela unidade da federação.

31/3/2011


Concorrência

STF - Banco BMG recorre contra negativa de empréstimo consignado no ES

O Banco BMG S/A impetrou no STF um MS (30496 - clique aqui) contra decisão do STJ (clique aqui) que manteve um decreto do Estado do ES para impedir que a instituição conceda empréstimos consignados a servidores públicos daquela unidade da federação. O relator é o ministro Joaquim Barbosa.

De acordo com o BMG, o decreto 7.415, editado pelo governo capixaba, proíbe os bancos de operarem o crédito consignado junto aos servidores Estaduais, mas permitiu que o Banco Banestes S/A, o BB e a CEF ofereçam o serviço. Na opinião do BMG, a decisão "fere o direito de isonomia e suas facetas como monopólio, livre concorrência e concorrência desleal".

Uma decisão da primeira instância do Poder Judiciário chegou a suspender o decreto, que voltou a vigorar após a decisão do STJ. No Superior, o presidente Ari Pargendler deferiu o pedido de suspensão da decisão do Tribunal sob o argumento de que "ao autorizar que os servidores públicos Estaduais contratem empréstimos consignados com o requerido, acaba por obrigar o Estado do ES a gerenciar os referidos contratos, o que, evidentemente, implica em mais custos operacionais e com pessoal".

O banco sustenta no MS que a proibição fere também direito dos servidores públicos Estaduais, que estão limitados no seu poder de escolha devido à redução de opções para realizar esse tipo de empréstimo.

"O prejuízo é latente e urgente. O dano reverso que a decisão do STJ está causando ao interesse público primário local não tem condão de ser superado pelo interesse público secundário", destacou na ação.

Com esses argumentos, pede liminar para suspender o decreto e restabelecer a livre concorrência e iniciativa entre as instituições partícipes do litígio. No mérito, pede que cessem os prejuízos causados pela norma.

__________
_____


Leia mais

  • 12/11/10 - TJ/MS retira exclusividade do BB de realizar empréstimos consignados a servidores públicos - clique aqui.
  • 10/12/10 - TJ/MS determina que BB cumpra decisão judicial que colocou fim na exclusividade do banco em conceder créditos consignados a servidores do Estado - clique aqui.
  • _______________

    Veja mais no portal
    cadastre-se, comente, saiba mais

    Notícias Mais Lidas

    "Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

    19/12/2024

    Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

    19/12/2024

    iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

    19/12/2024

    PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

    20/12/2024

    MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

    19/12/2024

    Artigos Mais Lidos

    Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

    19/12/2024

    Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

    19/12/2024

    5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

    19/12/2024

    A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

    19/12/2024

    Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

    19/12/2024