Evento
TJ/SP participa do "I Seminário sobre Segurança Pública da FAAP"
O Poder Judiciário do Estado de São Paulo, representado pelo desembargador José Roberto Bedran, presidente do TJ/SP, participou ontem, 24, da abertura do "I Seminário sobre Segurança Pública: uma visão do futuro", realizado nas dependências da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP.
O auditório do Teatro FAAP abriu as portas para ministros, cônsules, desembargadores, juízes, autoridades do executivo e legislativo, advogados, professores, alunos e convidados. Integraram a mesa de abertura o diretor presidente da Fundação Armando Álvares Penteado, Antonio Bias Bueno Guillon; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o professor Álvaro Villaça Azevedo, diretor da Faculdade de Direito da FAAP, e desembargador José Roberto Bedran.
O desembargador José Roberto Neves Amorim, vice-diretor da FAAP, um dos organizadores do evento, dividiu com professora Náila Cristina Ferreira Nucci, coordenadora de Prática Jurídica, as honras de receber as autoridades nas dependências da Fundação para a discussão de tema de tamanha relevância.
Geraldo Alckmin, primeiro palestrante, destacou também a importância, a atualidade e a necessidade de a sociedade discutir o tema. "Não segurança pública apenas, mas também a questão da violência", disse o governador. Alckmin atribuiu a vários fatores as dificuldades de contenção: planejamento urbano, estrutura familiar, emprego e renda são alguns deles. Segundo ele, "o Brasil está no momento econômico adequado para a redução da violência em razão do bônus demográfico existente. Hoje para cada mulher há 1,6 criança e ainda não temos tantos idosos. É a oportunidade de crescimento, com mais segurança e menos violência".
A palestra do governador enfocou, ainda, a importância do envolvimento municipal, o estado com poder de polícia, o tráfico de drogas e de armas, além da lavagem de dinheiro. O governador falou também dos investimentos feitos pelo governo do Estado nas áreas de segurança pública e administração penitenciária.
O seminário da FAAP, onde se discute gargalos de segurança pública e políticas de solução a partir das experiências dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo tem a seguinte programação:
____________
24/3
10h Segurança Pública em São Paulo e a integração dos policiais
Palestrantes
Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo Marcos Carneiro Lima
Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo Álvaro Batista Camilo
Mediador
Professor Arnaldo Hossepian, da FAAP, procurador de Justiça e secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Secretário de Negócios Jurídicos do Município de SP Claudio Lembo
14h A integração dos sistemas de segurança da União e dos Estados
Palestrantes
Ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo
Debatedor
Subprocurador-geral da Justiça Márcio Elias Rosa
Mediador
Desembargador José Roberto Neves Amorim, do TJ/SP e - vice-diretor da Faculdade de Direito da FAAP
25/3
8h Ministro Antônio Cezar Peluso e presidente do STF
9h A segurança nas fronteiras, o tráfico de armas e de drogas
Palestrante
Diretor de combate ao Crime organizado Roberto Troncon Filho
Mediador
Promotor de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, professor da FAAP e diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
11h30 O combate ao crime organizado: experiência do Rio de Janeiro
Palestrantes
Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame
Coordenadora do laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro Patrícia da Costa Araújo de Alemany
Cel. PM Mário Sérgio Duarte e comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Mediador
Procurador de Justiça Arnaldo Hossepian, professor da FAAP e secretário adjunto da Segurança Pública do Estado de São Paulo
________________
_________
Fonte : TJ/SP
________
________________