Parâmetro
CNJ discute custas com tribunais do Sul hoje
"Temos que tratar as custas como algo que proporcione renda aos tribunais", explica o conselheiro Jefferson Kravchychyn, coordenador do grupo de trabalho. A cobrança de valores muito altos, segundo ele, acaba provocando evasão de recursos, com prejuízo ao Tribunal, recorrendo ao exemplo da redução, pela Receita Federal, de impostos sobre automóveis, que resultou em aumento das vendas e em maior arrecadação. "O valor alto faz a base encolher", diz.
Nas discussões com os tribunais, o grupo do CNJ quer colher sugestões para estabelecer critérios e assegurar fonte de arrecadação para o Judiciário. O grupo já se encontrou com os representantes dos tribunais dos Estados de GO, MT, MS e DF. O encontro com o Judiciário da região Sudeste está marcado para o dia 17/3.
Em Curitiba, o grupo vai também participar da audiência de conciliação no TJ/PR sobre o aumento das custas no Estado. A audiência foi marcada pela conselheira Morgana Richa, que determinou a suspensão de decreto do TJ reajustando o valor das custas acima do autorizado por lei Estadual.
__________
___
-
22/2/11 - CNJ concedeu liminar suspendendo decreto que reajusta custas no PR - clique aqui.
-
20/2/11 - OAB/PR pede ao CNJ suspensão de decreto que reajusta custas - clique aqui.
-
15/2/11 - TRF da 2ª região inicia a arrecadação das custas judiciais por GRU - clique aqui.
-
10/2/11 - TRF da 2ª região adota novos procedimentos de custas judiciais - clique aqui.
-
18/1/11 - STJ - Nova resolução altera valor e detalha procedimentos de custas judiciais e porte de autos - clique aqui.
-
11/1/11 - CNJ cria grupo para padronizar regime de custas judiciais no país - clique aqui.
-
4/1/11 - TJ/GO propõe criação de regimento para custas de Cortes Arbitrais - clique aqui.
-
4/1/11 - TJ/DF - Custas Judiciais e Extrajudiciais têm novos valores em 2011 - clique aqui.
-
5/8/10 - Novo regime de custas recursais nas Unidades Jurisdicionais Especiais - clique aqui.
-
23/1/08 - Custas judiciais no STJ - clique aqui.
_____________