Exame e Ordem
Primeira fase do Exame de Ordem aprova 39,73% dos candidatos em SP
"A prova foi bem elaborada, tanto que só teve uma questão anulada (Caderno branco, questão 13) e não foi difícil, por isso surpreende o percentual de aprovados, que considero baixo para a primeira fase", afirmou o presidente da Comissão de Estágio de Exame de Ordem, Edson Cosac Bortolai.
Na cidade de São Paulo, foram aprovados 3.819 dos 9.075 candidatos inscritos, o que representa 42,86%. Além da capital, o maior número de inscritos se concentrou em São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul, com 1.527 inscritos e 586 aprovados (38,91%); Campinas, com 1.175 candidatos inscritos e 479 aprovados (41,72%) e em São José do Rio Preto, com 1.080 candidatos e 421 aprovados (39,38%).
O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, considerou positiva a aplicação do Exame de Ordem Unificado, realizada pela primeira vez pela Fundação Getúlio Vargas : "Realizar um Exame de Ordem unificado é uma operação gigantesca, que envolve milhares de candidatos, examinadores e rígidas regras de segurança. Em suma, exigências que a FGV já demonstrou possuir e aplicar em outros concursos públicos".
A prova prático-profissional da segunda fase valerá 10 pontos e será composta de duas partes : redação de peça profissional, valendo cinco pontos, sobre tema da área jurídica de opção do candidato e do seu correspondente direito processual, indicada quando da sua inscrição, conforme as opções, que pode ser Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Constitucional; Direito do Trabalho; Direito Empresarial; Direito Penal; ou Direito Tributário. A segunda parte também terá cinco questões práticas, valendo um ponto cada, relativas à área de opção do candidato.
Para a realização da prova prático-profissional, o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de uma hora e trinta minutos. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie durante a realização das provas.
_____________
______________