Migalhas Quentes

Lançamento da 11ª edição da obra "Curso Avançado de Processo Civil" (vls 1, 2, 3)

Amanhã, os professores Luiz Rodrigues Wambier, da banca Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica, e Eduardo Talamini, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados lançam a 11ª edição do "Curso Avançado de Processo Civil" (RT – Revista dos Tribunais – vls. 1, 2, 3). O evento será na Livraria RT de Curitiba (rua Voluntários da Pátria, 547, Centro, SP), a partir das 18h.

22/9/2010


Lançamento

"Curso Avançado de Processo Civil" chega a 11ª edição



Amanhã, os professores Luiz Rodrigues Wambier, da banca Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica, e Eduardo Talamini, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, lançam a 11ª edição do "Curso Avançado de Processo Civil" (RT – Revista dos Tribunais – vls. 1, 2, 3). O evento será na Livraria RT de Curitiba (rua Voluntários da Pátria, 547, Centro)
, a partir das 18h.




Sobre a obra :

O volume 1 passou agora por significativas alterações: além das atualizações obrigatórias, houve reformulação, redistribuição e acréscimo de capítulos, dando-se tratamento destacado a temas que merecerão, doravante, enfoque específico, como, por exemplo, o processo eletrônico. Ainda, novos temas foram veiculados, tais como os juizados especiais. Em geral, o volume trata dos temas primordiais do processo civil: princípios, organização judiciária, jurisdição, competência, ação, atos processuais, partes, petição, prova, sentença, coisa julgada e recursos. Cada capítulo traz o entendimento dos autores sobre os temas abordados e sobre as alterações que sofreram no período, seguido de quadro sinótico que destaca seus principais pontos. Como leitura complementar, traz doutrina de outros consagrados juristas, indicando, também, bibliografia fundamental e complementar para quem desejar se aprofundar na matéria.

O volume 2 além das atualizações obrigatórias com as Leis 11.232/2005 e 11.382/2006, houve reformulação, redistribuição e acréscimo de capítulos, dando-se tratamento destacado a temas que merecerão, doravante, enfoque específico, como, por exemplo, a objeção na execução ("exceção de pré-executividade"), que agora tem seu exame consolidado em capítulo próprio. Ainda, novos temas foram veiculados, tais como as ações autônomas de defesa do executado. Vale destacar a jurisprudência dos tribunais, especialmente do STJ. Em geral, o volume trata das diferentes espécies de execução, abrangendo: requisitos da execução, liquidação da sentença, espécies de execução, tutela das obrigações de fazer e não fazer, embargos do executado e execução fiscal. Cada capítulo traz o entendimento dos autores sobre os temas abordados e sobre as alterações que sofreram no período, seguido de quadro sinótico que destaca seus principais pontos. Como leitura complementar, traz doutrina de outros consagrados juristas, indicando, também, bibliografia fundamental e complementar para quem desejar se aprofundar na matéria

Já o volume 3 passou por grande reformulação de conteúdo. A sua primeira parte, dedicada ao processo cautelar, foi quase toda reescrita. Já os capítulos da segunda parte, relativos aos procedimentos especiais, receberam todos, sem exceção, substanciais acréscimos. E, tal como nos dois primeiros volumes, procurou-se distribuir os assuntos dentro dos capítulos em tópicos específicos. Na primeira parte, é estudado o processo cautelar, sua teoria geral e suas diversas espécies, como o arresto, o sequestro e os alimentos provisionais. Na segunda parte, são estudados os procedimentos especiais, entre os quais a ação de consignação em pagamento, a ação de prestação de contas, as ações possessórias e a ação de usucapião de terras particulares. Cada capítulo traz o entendimento dos autores sobre os temas abordados e sobre as alterações que sofreram no período, seguido de quadro sinótico que destaca seus principais pontos. Como leitura complementar, traz doutrina de outros consagrados juristas, indicando, também, bibliografia fundamental e complementar para quem desejar se aprofundar na matéria.

Sobre os autores :

Eduardo Talamini é sócio da banca Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados. Mestre e doutor pela USP. Professor de Direito Processual Civil e Processo Constitucional. Coordenador e professor no Curso de pós-graduação em Direito Processual Civil do Instituto de Direito R. F. Bacellar – UniBrasil. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP, do Conselho de Redação da Revista de Processo – RePro e do Conselho Diretor da Revista de Direito Processual Civil.

Luiz Rodrigues Wambier é advogado do escritório Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica. Doutor em Direito pela PUC/SP, mestre em Direito pela Universidade de Londrina, professor do curso de mestrado nas Faculdades Integradas Curitiba, dos cursos de especialização em Direito Processual Civil na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e na PUC/SP. Foi professor de Direito Processual Civil na Universidade de Ponta Grossa. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual.

_______________







_________________

Adquira já o seu :












__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

STJ: Fraude contra credores permite penhora de imóvel familiar

5/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

É constitucional a proposta de “só preto pode falar”?

5/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024