Migalhas Quentes

Matéria jornalística fiel a inquérito policial não gera indenização por danos morais, decide TJ/DF

A 1ª turma Cível do TJ/DF manteve decisão que considerou improcedente pedido de indenização por danos morais contra o jornal Correio Braziliense. A indenização foi pedida por um rapaz que se sentiu ofendido por matéria veiculada no site correioweb, na qual é citado como suposto participante de quadrilha especializada em roubar postos de gasolina.

7/7/2010


Nada mais do que a verdade...

Matéria jornalística fiel a inquérito policial não gera indenização por danos morais, decide TJ/DF

A 1ª turma Cível do TJ/DF manteve decisão que considerou improcedente pedido de indenização por danos morais contra o jornal Correio Braziliense. A indenização foi pedida por um rapaz que se sentiu ofendido por matéria veiculada no site correioweb, na qual é citado como suposto participante de quadrilha especializada em roubar postos de gasolina.

De acordo com o autor, o site mencionou a sua participação num roubo ocorrido em setembro de 2007 ao posto Ipiranga da CSB 10 de Taguatinga/DF. Além disso, a matéria teria afirmado que ele integrava uma quadrilha de assaltantes de postos, presa na Ceilândia/DF.

Alega que o grupo réu não atentou para a verdade dos fatos, já que não foi indiciado, processado ou julgado por crime algum, inexistindo inquérito policial contra ele, em andamento, o que demonstraria não haver qualquer participação sua no evento amplamente divulgado pelo correioweb.

O Correio Braziliense, em contestação, juntou aos autos cópia do inquérito policial instaurado na 19ª DP, no qual se apurou o envolvimento do autor através de depoimentos de outros membros da quadrilha. De acordo com o documento, o rapaz foi apontado como sendo o dono da pistola utilizada no assalto, que teria fugido do local em posse da arma. O MP não chegou a oferecer denúncia contra ele.

Segundo o grupo jornalístico, o autor da ação teria usado de má-fé ao se omitir sobre a existência de investigação criminal envolvendo o nome dele, calando-se sobre o fato com o objetivo de locupletar-se indevidamente.

Em 1ª instância, a juíza que analisou o processo considerou o pedido de indenização improcedente e condenou o autor por litigância de má-fé a pagar multa de 1% sobre o valor da causa em favor do réu, bem como a arcar com as custas processuais e honorários advocatícios.

A magistrada esclarece na sentença: "O fato narrado vai ao encontro da realidade, visto que o site não veiculou palavras ou termos ofensivos à dignidade do autor. A notícia divulgada pelo réu retratou para a sociedade um fato ocorrido de interesse coletivo. Na realidade, o veículo de comunicação apenas exerceu o animus narrandi, retratando a verdade dos fatos e exercendo a liberdade de imprensa concernente ao Estado Democrático de Direito, conforme preceitua a CF/88. Cabe ressaltar que, se as informações veiculadas são verdadeiras e de interesse público, não há que se falar em violação da honra e da imagem das pessoas".

Na 2ª instância, o colegiado manteve o entendimento quanto à improcedência do pedido, mas absolveu o autor da litigância de má-fé. De acordo com o relator do recurso, para a condenação na litigância de má-fé é preciso que a conduta do acusado se submeta a uma das hipóteses do art. 17 do CPC (clique aqui); que tenha sido oferecida à parte oportunidade de defesa e que da sua conduta resulte prejuízo à parte adversa.

Não cabe mais recurso ao TJ/DF.

__________________
____________

Leia mais

  • 4/3/09 - Lei de Imprensa, criação de nova profissão e do Dia Nacional do Jornalista colocam o jornalismo em foco - clique aqui.
  • 5/9/08 - STF suspende dispositivos da Lei de Imprensa por mais seis meses – clique aqui.
  • 20/6/08 - AGU apresenta ao STF informações presidenciais sobre a Lei de Imprensa – clique aqui.
  • 8/4/08 - Miro Teixeira defende na OAB/SP fim da Lei de Imprensa – clique aqui.
  • 28/2/08 - STF referenda liminar do ministro Carlos Ayres Britto que suspendeu 20 dos 77 artigos da Lei de Imprensa clique aqui.
  • 27/2/08 - Plenário do STF analisa hoje liminar que suspendeu processos sobre a Lei de Imprensa – clique aqui.
  • 22/2/08 - Ministro do STF defere liminar para suspender aplicação de artigos da Lei de Imprensa – clique aqui.
  • 22/2/08 - Iniciativa do PDT de pedir ao STF a revogação da Lei de Imprensa é boa, "porém incompleta", diz advogado – clique aqui.
  • 20/2/08 - PDT questiona no Supremo a Lei de Imprensa – clique aqui.
  • ___________________

    Veja mais no portal
    cadastre-se, comente, saiba mais

    Notícias Mais Lidas

    PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

    19/11/2024

    Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

    19/11/2024

    CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

    20/11/2024

    Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

    19/11/2024

    Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

    21/11/2024

    Artigos Mais Lidos

    ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

    19/11/2024

    Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

    19/11/2024

    Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

    19/11/2024

    Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

    19/11/2024

    A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

    19/11/2024