Indenização
TJ/DF - Aniversário frustrado por overbooking resulta em indenização a passageiros
Os dois passageiros de Brasília relatam que adquiriram bilhetes aéreos com destino a Miami, nos Estados Unidos. No dia do embarque, compareceram ao aeroporto duas horas antes conforme orientação da empresa para voos internacionais, mas não puderam embarcar em virtude do excesso de passageiros. Segundo os passageiros, de acordo com a previsão do voo, deveriam chegar ao país americano às 16h30, o que só ocorreu seis horas depois, frustrando a festa de aniversário de um dos autores.
A companhia aérea solicitou a improcedência do pedido, alegando que não houve excesso de passageiros, mas o cancelamento do voo do dia anterior. Portanto, a necessidade de acomodação dos dois passageiros em outro voo por motivos alheios à sua vontade. Sustenta que não ocorreu má prestação de serviço e nem dano moral provocado pela empresa.
O juiz evidencia que nos autos versa a relação de consumo, sujeita às normas do CDC, cujo art. 14 (clique aqui) prevê que o fornecedor responde objetivamente perante os consumidores pela reparação dos danos causados por serviços maus prestados, devendo, ainda, suportar os riscos inerentes à sua atividade.
Segundo o julgador, a reacomodação dos autores em voo diverso daquele contratado e, portanto, o descumprimento do contrato de transporte na forma previamente estipulada entre as partes, é fato incontroverso, o qual evidencia a falha na execução do serviço prestado pela companhia aérea.
Afirma que o cancelamento e atraso de voos constituem riscos possíveis da atividade econômica desenvolvida pela TAM, devendo esta suportar, com exclusividade, os danos causados a terceiros, nos termos do parágrafo único do art. 927, do Código Civil, que diz: "Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem".
O magistrado entende que tanto o overbooking quanto os atrasos no embarque geram indenização de natureza moral, em razão do constrangimento, transtornos e ansiedade que os fatos causam ao passageiro e que não dizem respeito aos fatos do dia-a-dia. Afirma que "a conduta ofensiva praticada pela ré, a ofensa moral sofrida pelos autores e o nexo de causalidade entre ambos resta delineada a responsabilidade civil e o respectivo dever de reparar o dano" esclarece o juiz.
______________________
-
19/4/10 - TJ/SC - Varig indenizará passageira por extraviar bagagem que continha joias - clique aqui.
-
1/4/10 - Passageira receberá indenização por ter bagagem violada - clique aqui.
-
26/3/10 - TJ/MG condena TAM ao pagamento de indenização por bagagem extraviada - clique aqui.
16/3/10 - ANAC amplia direitos do passageiro em voos atrasados, cancelados ou em caso de preterição - clique aqui.
4/3/10 - TJ/CE - Juiz condena empresa aérea a pagar R$ 120 mil para passageiros que tiveram bagagens extraviadas - clique aqui.
8/9/09 - TJ/DF - CVC terá que indenizar casal por cruzeiro marítimo frustrado - clique aqui.
22/7/09 - Viagens com destino ao Judiciário - clique aqui.
15/6/09 - TJ/RJ - TAM é condenada a pagar R$ 12 mil por extravio de bagagem - clique aqui.
13/6/09 - TJ/RJ - American Airlines condenada por violação de bagagem - clique aqui.
4/6/09 - TJ/RJ - Aerolíneas Argentinas é condenada a pagar R$ 30 mil por atraso de voo - clique aqui.
28/5/09 - TJ/RJ - United Airlines é condenada por extravio de bagagem - clique aqui.
27/5/09 - TJ/RJ - Passageiro que perdeu a conexão do seu voo e ainda teve sua mala extraviada ganhará R$ 5 mil de indenização - clique aqui.
22/5/09 - TJ/DF - BRA vai indenizar passageiros por atraso em voo durante apagão aéreo – clique aqui.
-
21/5/09 - TJ/RJ - Gol é condenada por atrasar voo de fã dos Rebeldes - clique aqui.
-
19/5/09 - TJ/MG - Empresa aérea indeniza por atraso - clique aqui.
-
13/5/09 - STJ - Companhia aérea vai pagar indenização por acomodar passageiro em cabine de piloto - clique aqui.
-
29/3/09 - TJ/DF - Empresa aérea é condenada por alterar data de viagem sem avisar passageiro - clique aqui.
-
30/7/08 - Condenações Aéreas - clique aqui.
-
18/2/08 - TRF da 4ª região - Empresas aéreas devem fornecer atestados de atraso de voos - clique aqui.
-
5/12/07 - Ministério da Defesa cria indenização para passageiro de voo com atraso e Anac aumentará tarifa para avião atrasado em Congonhas - clique aqui.
-
24/8/07 - Condenações Aéreas (parte III) - clique aqui.
-
1/8/07 - Condenações Aéreas (parte II) - clique aqui.
_________________