Cultura
Juiz produz documentário sobre a criação e instalação da comarca de Mogi Mirim
A película pertencia ao pai de Cardim, o também juiz Wando Henrique Cardim, que exerceu a magistratura em Mogi Mirim. Com cerca de 10 minutos de imagens em preto e branco, e mudo, a primeira providência foi mandar remasterizar o filme para deixar as imagens mais nítidas e claras.
Algum tempo depois, surgiu a ideia de transformar aquelas cenas em um documentário sobre o Centenário da Comarca. Cardim, além de produtor e diretor do documentário, também ficou responsável pela narração, montagem e trilha sonora. Sem patrocinador, contou apenas com o apoio de alguns colaboradores.
O trabalho final, prefaciado pelo desembargador Alexandre Moreira Germano, coordenador do Museu do Tribunal de Justiça, tem duração de 37 minutos e 16 segundos e mistura antigas imagens em preto e branco, intercaladas com imagens atuais.
O filme mostra todos os festejos que integraram o calendário oficial da comemoração do centenário, desde a chegada do então governador Lucas Nogueira Garcez até a sessão solene realizada no fórum.
O documentário foi lançado em Mogi Mirim para uma plateia de 80 convidados, entre os quais os membros do Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araujo Cunha, que recebeu a doação de 150 cópias do DVD para divulgação. Os interessados podem assistir ao filme no Youtube, dividido em 5 partes.
__________________