Migalhas Quentes

Cooperação com a Caixa garante fornecimento de mais de 8 mil certificados digitais para advogados públicos

A AGU e a CEF celebraram, na quinta-feira, 18/2, acordo que fornecerá certificados digitais a advogados públicos da AGU, para garantir segurança nas atividades jurídicas do órgão. O Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, e a Superintendente Regional da Caixa, Leane Cardoso Mundim, assinaram o termo no gabinete do AGU.

22/2/2010


Certificados digitais

Cooperação com a Caixa garante fornecimento de mais de 8 mil certificados digitais para advogados públicos

A AGU e a CEF celebraram, na quinta-feira, 18/2, acordo que fornecerá certificados digitais a advogados públicos da AGU, para garantir segurança nas atividades jurídicas do órgão. O advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, e a Superintendente Regional da Caixa, Leane Cardoso Mundim, assinaram o termo no gabinete do AGU. A certificação é uma assinatura digital do advogado e servirá de instrumento para a atuação dos membros da advocacia pública nos processos virtuais. O Termo de Cooperação Técnica prevê o fornecimento inical de oito mil certificados digitais A3, pelo padrão ICP-Brasil.

Para este tipo de certificação, o país utiliza o padrão ICP-Brasil, que está para Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, onde são especificadas as políticas de certificados, normas técnicas e operacionais. O certificado digital tipo A3 oferece mais segurança para os membros do serviço público, pois os dados são invioláveis e únicos, tornando a informação incompreensível para pessoas não autorizadas.

A CEF é responsável por emitir certificados digitais aos servidores dos órgãos da Administração Pública direta e indireta e órgãos reguladores. O objetivo é oferecer o certificado, até o final de 2010, aos advogados públicos da AGU.

Durante o evento de assinatura do termo, o ministro Adams ressaltou a importância da Caixa como agente de serviços preferencial do Governo em programas sociais como Minha casa, minha vida. "Sabemos da importância da modernização e agilidade nos processos. Essa parceria consolida o papel da Caixa como agente do governo", disse a representante da CEF.

O gerente de Tecnologia da Informação da AGU, Guilherme Benages, essa parceria é mais uma ferramenta de atuação no processo eletrônico para que a AGU atinja um nível de excelência. A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) foi responsável pela negociação com a Caixa e fará a distribuição dos certificados digitais.

A certificação digital traz benefícios diretos ao serviço público, privado e principalmente ao cidadão. O certificado funciona como um documento pessoal e intransferível. É uma identificação segura que pode ser utilizada para acessos a serviços digitais do governo, bancos e diversas outras aplicações.

A utilização de certificados digitais oferecerá aos servidores, advogados e procuradores segurança e confiança nos processos, o que representa um ganho de eficiência, além da redução de tempo e custos. Com o Termo de Cooperação, a AGU vai economizar cerca de R$ 1,3 milhão, custo do serviço caso fosse contratado com outro ente que não fosse a Caixa.

Como funciona

O documento assinado digitalmente é reconhecido como a própria assinatura do portador, uma vez que os mecanismos de segurança garantem a autenticidade das informações. Com o certificado digital, evitam-se falsificações e informações equivocadas em documentos.

Após a assinatura do Termo de Cooperação, a AGU, em parceria com a CEF, irá identificar, autenticar, registrar e liberar a emissão de Certificados Digitais do tipo A3. A AGU será responsável por formalizar a relação de servidores e autoridades que receberão os certificados. Irá orientá-los para que apresentem as informações e documentos necessários para o fornecimento da certificação.

____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Câmara aprova castração química para pedófilos e cadastro de condenados

12/12/2024

Juiz nega pedido de desistência feito 28 minutos antes da sentença

12/12/2024

Artigos Mais Lidos

Mudanças na aposentadoria em 2025: Impactos para os segurados

11/12/2024

Aplicação da lei 14.905/24: TST uniformiza correção monetária na Justiça do Trabalho

12/12/2024

A lei Federal do mercado regulado de carbono: breves comentários

12/12/2024

A penhora de stock options e a penhora de quotas sociais - O entendimento do STJ

11/12/2024

Tema 1.191 do STJ: Inaplicabilidade do art.166 do CTN à restituição de ICMS-ST

11/12/2024