O LinkedIn tem se tornado uma rede social com grande oportunidade de networking para advogados e advogadas que prestam serviços para empresas. Desde 2017, aumentou em 66% o número de CEO’s de grandes empresas usando a rede social profissional. Atualmente, existem mais de 40 mil executivos jurídicos ou financeiros, no Brasil, com perfis ativos no LinkedIn.
Por ser uma rede social com foco profissional, o LinkedIn é o mais confiável de networking e um ambiente digital no qual lideranças empresariais podem estabelecer conexões profissionais de boa qualidade. A presença mais ativa de executivos no LinkedIn e dispostos a fazer networking representa uma grande oportunidade para advogados e advogadas estabelecerem um canal direto com potenciais clientes.
Mas muita gente no mercado jurídico deixa de criar conexões profissionais relevantes no LinkedIn porque não sabe como abordar potenciais clientes na rede. Existem formas muito simples e rápidas de fazer isso, sem parecer inconveniente.
1) Adicione pessoas que você já conhece
Parece óbvio, mas quantas vezes você saiu de uma reunião importante ou de um evento em que conheceu pessoas relevantes para sua rede de contatos e nunca as adicionou no LinkedIn? Manter o hábito de conectar-se com pessoas que você conhece fora do LinkedIn é maneira mais simples de ampliar seu networking também no digital.
2) Mantenha sua “bateria social” carregada
Você já ouviu a expressão “bateria social”? É um termo usado para representar a disposição de alguém em manter contato com outras pessoas. Para aumentar sua rede de contatos no LinkedIn, sua bateria social precisa estar sempre carregada. Interagir com as suas conexões pode fazer seu perfil ganhar mais visibilidade e atrair novas pessoas para sua rede. Por exemplo, quando você faz um comentário na publicação de alguém, seu perfil pode ganhar até 6% mais alcance e aumenta as chances de criar novas conexões.
3) Converse com pessoas em comentários de publicações
Um dos grandes potenciais do LinkedIn é o de expandir a rede de networking com pessoas que talvez não fosse tão fácil de conhecer fora da internet. Observe as pessoas que estão comentando em publicações das suas conexões e converse com elas (lembra da “bateria social”?). Estabeleça diálogos respondendo aos comentários adicionando um novo ponto de vista, corroborando ou acrescentando informações sobre o que a pessoa comentou.
4) Explore hashtags do LinkedIn
Use hashtags para encontrar pessoas que falam sobre temas do seu interesse. Clique sobre uma hashtag e veja mais publicações sobre aquele tema. Observe se os autores ou pessoas que comentam nas publicações têm o perfil de conexão que você deseja adicionar (e, então, volte na dica anterior).