Migalhas de Peso

Golpes pela internet

Saiba o que fazer.

10/2/2022

(Imagem: Arte Migalhas)

Os golpes praticados na Internet têm se intensificado a cada dia e a criatividade dos criminosos no uso da tecnologia tem servido para criar novas formas de invasão de redes sociais. Principalmente nas redes sociais mais acessadas (Instagram e de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp).

O objetivo é sempre o mesmo, ludibriar as vítimas e obter vantagens econômicas, utilizando-se de formas variadas para isso, dentre elas, por meio de envio de links para captar dados bancários e outros que permitem acesso a valores ou solicitar dinheiro diretamente a parentes fazendo-se passar pelo verdadeiro usuário do aplicativo.

Para coibir esse tipo de prática, o Código Penal por meio da lei 14.155/21, passou a penalizar com mais severidade os crimes de furto e estelionato cometidos pela Internet.

Mas, o que devo fazer após sofrer um GOLPE pela Internet?

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a plataforma da rede social, e informar o ocorrido e solicitar o bloqueio da conta, e outras providências que se fizerem necessárias, conforme o caso.

Peça a seus contatos que denunciem o perfil na plataforma, quanto mais pessoas denunciarem mais rapidamente a plataforma toma conhecimento do ocorrido para bloquear ou reaver a conta.

Você pode procurar uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência, não esqueça de informar tudo o que aconteceu para a autoridade policial, se possível com “print” das telas da conta invadida, das conversas e da denúncia feita junto à rede social.

Reparação dos Danos causados por GOLPES na Internet

Os tribunais superiores têm se manifestado no sentido de que a relação existente entre as plataformas das redes sociais e os usuários, é regida pelo Código do Consumidor.

Desta forma, a falta de segurança dessas plataformas e a demora na resposta ao usuário na obtenção de suporte, podem fazer com que ele tenha direito a uma indenização por danos morais e materiais, conforme o caso, isso na esfera cível, independentemente da responsabilização criminal dos golpistas.

Veja algumas precauções que você pode tomar para não ser vítima de golpes pela Internet:

Conclusão

A frequência e a gravidade dos golpes pela Internet estão crescendo velozmente, e por isso é importante contar com um advogado para te orientar e minimizar os prejuízos causados pelos criminosos.

Douglas Ribeiro dos Santos
Advogado criminalista militante, Bacharel e pós-graduado em direito administrativo e constitucional; pós-graduando em direito penal e processo penal.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogado dá dicas para evitar cair em golpes virtuais

12/12/2021

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024