O Banco Central informou ainda que as empresas que negociam não são por ele supervisionadas (Jornal o Estado de São Paulo 20/11/17).
De qualquer forma o interesse cresceu nos últimos meses; segundo se estima são movimentados cerca de 30 milhões de reais por dia do Bitcoin.
Pelas razões acima expostas o investimento envolve riscos.
No Brasil as corretoras que negociam o Bitcoin fazem-no através de depósito bancário.
O valor do Bitcoin é decorrência da confiança que as pessoas depositam no emissor.
Em decorrência do interesse dos investidores as corretoras e mesmo os bancos estão operando com as moedas virtuais.
São expressivas as cifras com a moeda virtual face a outros negócios como o mercado de ações e de futuro de dólar em Bolsa.
O sócio da Mercado Bitcoin , empresa que negocia moedas virtuais declara, segundo divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo: "Também achamos que o investimento traz riscos".
O delegado chefe da Policia Civil de Pernambuco, Kherle do Amaral, onde várias pessoas já prestaram depoimento e apresentaram queixa informou "Temos casos de gente que perdeu tudo".
No site da Adsply um comunicado diz que a empresa tem enfrentado desafios nas ultimas semanas desde que houve o banimento de algumas de suas contas da plataforma de negociação. No comunicado a Adsply também afirma que o incidente comprometeu seriamente suas atividades no país e resolveu encerrar o negócio. ( Jornal o Valor 24/11/17).
__________
*Leslie Amendolara é advogado especialista em Direito Empresarial e Mercado de Capitais e sócio da Forum Cebefi