O crescimento do marketing no futebol brasileiro
Luis Antônio Baptista Abrão*
Com isso, os clubes brasileiros tiveram que se adaptar a esta realidade. Não por menos, esses clubes começaram a "enxergar" o mercado com outros olhos. Começaram a dar mais valor na marca que possuem, investindo cada vez mais no setor de marketing, recebendo valores elevados com patrocínio, explorando a imagem do atleta com a marca do clube e aumentando os contratos de transmissão e retransmissão com as emissoras de televisão.
Ao contrário do que preceitua o artigo 122 da lei 9.279/1996 (clique aqui), denominada Lei de Propriedade Industrial, na qual são considerados como marca os "sinais perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais, que devem ser registráveis no órgão competente"; a marca dos clubes, na lei Pelé (lei 9.615/98 - clique aqui) é preceituada, como “as denominações e símbolos da entidade desportiva, não havendo necessidade de registro ou averbação em órgão competente” pertencendo exclusivamente e entidade desportiva e gozando de proteção legal no território nacional por tempo indeterminado.
Além da valorização das marcas de cada equipe, alguns clubes brasileiros investiram em contratações de jogadores reconhecidos mundialmente, para haver a ligação entre os atletas e clubes. Nesse caso, fazem do contrato de licenciamento do uso de imagem do atleta um atrativo para atrair mais expectadores aos estádios, vender mais camisas e, principalmente, negociar com grandes investidores. Exemplo claro disso foram as contratações dos atletas Ronaldo (Corinthians) e Robinho (Santos). Ressalte-se que, não se trata aqui de remuneração (contrato de trabalho - art. 30 da Lei Pelé) mas sim contrato de licenciamento do uso da imagem do atleta (contrato civil - art. 28, § 7º da Lei Pelé), assunto que não será abordado no momento.
Tendo em vista essa necessária valorização da marca de nossos clubes e atletas, o que felizmente temos verificado é que as empresas aproveitam do futebol, que é a paixão nacional de todos brasileiros, para fazer sua publicidade, seu crescimento no mercado de trabalho. Além de se desenvolverem, possibilitam o desenvolvimento dos clubes brasileiros (com seus investimentos que hoje já são uma receita essencial para os clubes) e, conseqüentemente para nosso próprio país, tanto no aspecto econômico quanto no social, já que o esporte notadamente contribui para a diminuição da marginalidade em nosso país.
___________________
*Advogado do escritório Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
________________