TJ/GO - Inaugurado novo Fórum em Caiapônia
Após o descerramento da faixa e da placa de inauguração, já no auditório do novo Fórum, a Câmara Municipal entregou o título de Cidadão Caiaponiense para o governador Alcides Rodrigues, para os desembargadores Paulo Teles, José Lenar e Walter Carlos Leme, e também para o juiz Inácio Pereira.
Da Redação
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Atualizado às 08:44
Inauguração
TJ/GO - Inaugurado novo Fórum em Caiapônia
Alcides Rodrigues, prefeito Edinho, José Lenar, Paulo Teles e Inácio Pereira juiz da comarca inauguram novo Fórum de Caiapônia
Após o descerramento da faixa e da placa de inauguração, já no auditório do novo Fórum, a Câmara Municipal entregou o título de Cidadão Caiaponiense para o governador Alcides Rodrigues, para os desembargadores Paulo Teles, José Lenar e Walter Carlos Leme, e também para o juiz Inácio Pereira. Em nome do TJ, o desembargador Paulo Teles fez homenagem a Walter Carlos Lemos, ao juiz Inácio Pereira, aos juízes que já passaram pela comarca, Wilton Müller, juiz-auxiliar da presidência do TJ, e Maria Nogueira, hoje primeira-dama de Piranhas, com a entrega de diploma. Paulo Teles também homenageou o jornalista Batista Custódio, o qual classificou como "filho mais ilustre da querida Caiapônia". Alcides Rodigues recebeu a homenagem em nome de Batista Custódio.
Emocionado, o diretor do foro de Caiapônia, juiz Inácio Pereira de Siqueira, agradeceu o empenho do presidente do TJ por entregar à população uma obra tão aguardada pela comunidade caiaponiense. "Há muito Caiapônia, que é uma das comarcas mais antigas do Estado, já merecia sua casa própria", disse ele, para a seguir completar: "este prédio moderno vai dar maior conforto para o jurisdicionado e também para quem nele trabalha, seja advogado, servidores e juízes. Além disso, essa obra simboliza a preocupação da atual administração do Tribunal em querer mudar a cara de todo o Judiciário goiano, estando cada vez mais próximo da população".
"Caiapônia é hoje brindada com uma obra digna do nosso Judiciário", afirmou Édson Rosa Cabral, mais conhecido como Edinho, o prefeito da cidade. "Vivemos muitas dificuldades para ver este sonho se transformar em uma grande realização. Um projeto que começou durante a administração de José Lenar, quando a prefeitura municipal doou a área para a construção do fórum e foi autorizada sua construção. Em nome da comunidade, agradeço a Lenar, que vislumbrou uma oportunidade para nossa cidade, e a Paulo Teles, que concluiu a obra. Agradeço também a todos os vereadores e deputados que lutaram para este sonho virar realidade", disse Edinho.
Ao tomar a palavra, o desembargador José Lenar fez questão de lembrar quando foi procurado pela comitiva de Caiapônia, todos muito interessados em ver construída uma sede definitiva do fórum da comarca. "A sede anterior funcionava em uma casa simples e de maneira acanhada, sem condições de atender a demanda, sempre crescente. E prontamente a prefeitura atendeu ao apelo do Judiciário, doando um lote em posição estratégica que hoje abriga esta grande obra", disse ele, destacando o espírito empreendedor e administrador responsável que é o atual presidente do TJ. "Paulo Teles deu continuidade ao que estava estabelecido na minha administração, como fiz anteriormente e como será feito no futuro, quando o desembargador Lenza assumir a presidência. É o Judiciário goiano dando exemplo de como deve ser conduzido o patrimônio público, com responsabilidade, eficiência e sempre pensando no bem comum do nosso povo", frisou.
Além de parabenizar o Executivo e o Legislativo municipal, pelo esforço em colaborar com o Judiciário na construção do novo fórum, o presidente da OAB/GO, Miguel Ângelo Cançado fez questão de lembrar que a obra do atual presidente do TJ/GO em breve deverá ter um novo sucessor, pois "afigura-se em um momento oportuno a indicação de Paulo Teles para ocupar uma vaga de ministro do STJ", posicionamento que tem apoio irrestrito de advogados goianos. "Paulo Teles se destaca por sua conduta arrojada a frente do Judiciário goiano e tenho certeza que fará jus ao STJ", concluiu.
"Na construção de um novo Judiciário para Goiás, num plano amplo de trabalho, tenho encontrado ombro amigo no companheiro Vítor Lenza, no desembargador Antônio Nery, coordenador de obras do TJ, e no governador Alcides Rodrigues, além que ter respaldo em toda comunidade que tenho visitado", afirmou Paulo Teles. "No entanto", completou, "agora como o mais novo filho acolhido por Caiapônia, este município comprometido com as tradições, de cultura exemplar e natureza exuberante, me sinto fortalecido para defender não apenas o Judiciário, mas também para enfrentar as agruras que por ventura se apresente em minha frente". O presidente do TJ lembrou ainda que a data de inauguração do fórum municipal, escolhida aleatoriamente, brinda o homem que iniciou sua construção, "em homenagem justa", e apontou José Lenar, o aniversariante do dia.
Ao tomar a palavra, o governador Alcides Rodrigues afirmou que "a Justiça é o pilar da democracia e a guardiã dos direitos sociais" e lembrou que o fórum hoje inaugurado era exemplo mais do que oportuno de um trabalho que vem sendo conduzido com muito critério no Judiciário goiano, com a construção de novos fóruns e a reforça e adequação daqueles que precisam de melhores condições de atendimento à população. "Paulo Teles, hoje na administração do nosso Tribunal, tem colocado Goiás em local de destaque no cenário nacional. Não tenho dúvida que continuará representando bem nosso Estado quando chegar ao STJ", afirmou o governador. "E é com orgulho do novo cidadão caiaponiense, que compartilho com todos este momento", finalizou.
-
Veja abaixo fotos da inauguração :
_______________________