Direito Parlamentar e Direito Eleitoral
Migalhas sorteia para os leitores um exemplar
Da Redação
sexta-feira, 14 de janeiro de 2005
Atualizado em 12 de janeiro de 2005 07:57
Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar da obra Direito Parlamentar e Direito Eleitoral (150p.), escrito pela professora Monica Herman Salem Caggiano, gentilmente oferecido pela editora Manole.
Costuma-se afirmar que a saúde das democracias encontra-se na dependência direta dos princípios e do sistema praticado para a realização das eleições. O processo eleitoral a comandar a escolha dos governantes - os representantes da comunidade social - revela-se, pois, como verdadeiro termômetro da concretização dos ideais democráticos. Como resultado de pesquisas efetuadas para a construção de cursos de graduação e pós-graduação, Direito parlamentar e direito eleitoral aborda exatamente este espinhoso tema. Sua proposta é examinar, por um lado, os fenômenos eleitorais e a estrutura normativa que lhes oferece sustentação e, por outro, o funcionamento do lócus a alojar o processo da tomada das decisões políticas, ou seja, o Parlamento.
O livro distingue-se, ainda, pela abordagem comparativa, abarcando técnicas e tratamentos normativos respaldados por ordenamentos jurídicos adotados em diferentes partes. Dedica, todavia, especial atenção ao modelo eleitoral brasileiro e à atuação do Poder Legislativo, nos moldes que o constitucionalismo pátrio lhe reservou.
Enfim, Direito parlamentar e direito eleitoral comparece na literatura jurídica como uma especial contribuição para evidenciar os significativos benefícios do amplo e aberto jogo eleitoral e da liberdade a comandar as consultas eleitorais para a conformação dos governos pluralistas e democráticos, bem como para consolidar a exigência de contínua correspondência entre as condutas dos detentores do poder político e as aspirações das sociedades contemporâneas.
Monica Herman Salem Caggiano
Livre-docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professora Associada de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
__________
Ganhador:
Marcos Antonio Ribeiro Silva Galdino, do Ministério da Previdência Social