MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autoridades se despedem do ministro Menezes Direito na antiga sede do STF

Autoridades se despedem do ministro Menezes Direito na antiga sede do STF

Sob o teto do antigo plenário do STF, um prédio histórico na Avenida Rio Branco, Centro do Rio de Janeiro, familiares e amigos se despedem do ministro Menezes Direito, que faleceu na madrugada desta terça-feira.

Da Redação

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atualizado às 15:32


Despedida

Autoridades se despedem do ministro Menezes Direito na antiga sede do STF

Sob o teto do antigo plenário do STF, um prédio histórico na av. Rio Branco, Centro do RJ, familiares e amigos se despediram do ministro Menezes Direito, que faleceu na madrugada desta terça-feira.

Nas palavras do ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, o Brasil perdeu um grande jurista e um grande homem. Segundo o ministro, Menezes Direito era o juiz mais novo no Tribunal por conta da antiguidade, mas era muito experiente e tinha muito a ensinar a seus colegas.

"Eu perco um grande amigo e perco também um grande conselheiro", afirmou o presidente.

O ministro Cezar Peluso, vice-presidente do STF, afirmou que, como pessoa, Direito era um "homem extraordinário, leal, solidário, agregador, um homem que trouxe uma contribuição importante, não apenas para o mundo jurídico, mas para a convivência dentro do Tribunal".

Segundo ele, Menezes Direito teve participação importantíssima em vários julgamentos no Supremo, como o que liberou pesquisas em células-tronco embrionárias e a que determinou as regras para a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. "[Ele] vai fazer muita falta não apenas ao STF mas para todos nós. É lamentável", disse Peluso.

Diversas coroas de flores em homenagem ao ministro foram recebidas, entre elas as enviadas por seus antigos colegas do STJ; pelo presidente Lula e dona Marisa Letícia; pelos representantes do direito autoral brasileiro; do TRF da 2ª região; do TJ/RJ; do STM; do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do Conselho de Administração do CIEE/RJ (Centro de Integração Empresa-Escola); do TRF da 4ª região; da Associação Nacional dos Desembargadores; da Associação Nacional dos Procuradores do Estado, entre outras.

_________________
___________________

Leia mais

  • 1/9/09 - Morre, no RJ, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito - clique aqui.

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...