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FGV DIREITO RIO recebe o prêmio e-Learning Brasil 2009/2010 na categoria Projeto acadêmico

Os Cadernos Colaborativos da Escola de Direito Rio são uma ferramenta wiki que objetivam dar suporte à elaboração de conteúdo em hipertexto, de forma colaborativa, por professores e alunos da Escola. Assim, cada página pode ser alterada, seu conteúdo aperfeiçoado e correlacionado a outros conteúdos e materiais. Os professores estimulam os alunos a interagir e contribuir via Internet, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa, que serve de apoio às disciplinas presenciais do curso de graduação.

Da Redação

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Atualizado às 07:48


Cadernos Colaborativos

FGV DIREITO RIO recebe o prêmio e-Learning Brasil 2009/2010 na categoria "Projeto acadêmico"

Os Cadernos Colaborativos da Escola de Direito Rio são uma ferramenta wiki que objetivam dar suporte à elaboração de conteúdo em hipertexto, de forma colaborativa, por professores e alunos da Escola. Assim, cada página pode ser alterada, seu conteúdo aperfeiçoado e correlacionado a outros conteúdos e materiais. Os professores estimulam os alunos a interagir e contribuir via Internet, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa, que serve de apoio às disciplinas presenciais do curso de graduação.

"A melhor forma de unir inovação com ensino participativo nos pareceu ser uma Wiki. Nascia aí a idéia dos Cadernos Colaborativos, que como o nome mesmo diz, é um caderno virtual colaborativo que une professores, alunos e pesquisadores em torno da geração de conteúdo. É muito diferente do uso de apostilas, na qual o aluno, e às vezes até o professor, são passivos. Na FGV DIREITO RIO todos têm papel ativo na produção do material didático. A ferramenta também incute nos alunos a idéia de que seus trabalhos não são individuais e apenas para nota, seus trabalhos passam a ser material construído em equipe e que poderá ser utilizado nos semestres seguintes", explica o gestor de projeto e professor da FGV Direito Rio, Pablo Cerdeira.

Licenciados pela Creative Commons, os cadernos colaborativos foram pensados segundo boas práticas implementadas nas maiores entidades de ensino, como a Harvard Law School. O projeto imprime à instituição uma mudança cultural, e insere a Escola nos parâmetros das novas tecnologias. Os programas podem ser acessados no endereço (clique aqui) por públicos de todo o mundo.

De acordo com o professor e mentor do projeto, Ronaldo Lemos, "o uso de Wikis no processo de aprendizagem é fundamental. Essas ferramentas demonstram que o conhecimento é algo vivo e em permanente modificação. Elas permitem que não só os professores, mas também os alunos façam parte do processo de formação e registro do conhecimento e de metodologias de ensino".

O e-Learning Brasil é um prêmio de âmbito nacional e anual que visa a reconhecer instituições que se envolvem no aperfeiçoamento, desenvolvimento e implantação de programas de aprendizado suportados e/ou mediados pela tecnologia do ensino a distância.

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