CCJ do Senado vota PEC que isenta desempregado de pagar inscrição em concurso público
Na reunião ordinária desta semana, a se realizar na manhã do dia 21/5, a CCJ do Senado deve votar a PEC 19/08, que isenta de pagamento de inscrição em concursos públicos os desempregados e os trabalhadores com remuneração igual ou inferior a dois salários mínimos. A proposta tem como primeiro signatário o senador Paulo Paim (PT/RS) e tem voto favorável da relatora, senadora Patrícia Saboya (PDT/CE).
Da Redação
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Atualizado às 11:37
Isenção
CCJ do Senado vota PEC que isenta desempregado de pagar inscrição em concurso público
Na reunião ordinária desta semana, a se realizar na manhã do dia 21/5, a CCJ do Senado deve votar a PEC 19/08 (clique aqui), que isenta de pagamento de inscrição em concursos públicos os desempregados e os trabalhadores com remuneração igual ou inferior a dois salários mínimos. A proposta tem como primeiro signatário o senador Paulo Paim (PT/RS) e tem voto favorável da relatora, senadora Patrícia Saboya (PDT/CE).
Há ainda na pauta, de 15 itens, quatro projetos de lei de senadores. O PLS 363/03 (clique aqui), de autoria do ex-senador e atual vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, torna obrigatória a inserção de mensagens alusivas aos danos decorrentes do consumo de drogas nas páginas da internet. O relator, senador Eduardo Suplicy (PT/SP), apresentou voto favorável, com duas emendas. A proposta, que será ainda analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte - CE, tem decisão terminativa na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática - CCT.
Já o PLS 86/04 (clique aqui), de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR), isenta do Imposto sobre Importação os instrumentos musicais adquiridos por músicos. O relator, senador Osmar Dias (PDT/PR), apresentou voto favorável ao projeto e à emenda apresentada pela CE. A proposta tem decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos - CAE.
Tramitam em conjunto o PLS 615/07 (clique aqui) e o PLS 283/08 (clique aqui). O primeiro, apresentado pelo senador Marcelo Crivella (PRB/RJ), proíbe o uso de informações constantes dos cadastros das agências de proteção ao crédito e afins para efeitos de admissão ou de permanência no trabalho. Já o segundo, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), proíbe, para os mesmos efeitos, a exigência de atestados de gravidez e esterilização, e outras práticas discriminatórias. O relator das matérias, senador Eduardo Suplicy (PT/SP), apresentou texto substitutivo. As propostas serão ainda analisadas pela Comissão de Assuntos Sociais - CAS, onde terão decisão terminativa.
Na pauta estão ainda dez projetos de lei da Câmara - PLCs, entre os quais o PLC 35/03 (clique aqui), que inclui, na categoria de intérpretes ou executantes, os dubladores; o PLC 48/06 (clique aqui), que obriga a realização de exposição de obras de artistas nacionais em prédios públicos da União e de suas autarquias e fundações públicas; o PLC 7/08 (clique aqui), que obriga o regime de separação de bens no casamento de pessoa maior de 70 anos; e o PLC 81/08 (clique aqui), que tipifica como crime o ingresso de aparelhos de comunicação, sem autorização, em estabelecimento prisional.
________________