RCS Editora
Confira os prêmios oferecidos pela RCS Editora
Da Redação
quinta-feira, 23 de dezembro de 2004
Atualizado em 25 de novembro de 2004 11:23
RCS Editora
Não se assuste se na primeira hora do dia 25 descer pela sua chaminé um adorável Papai Noel com o crachá Migalhas. É que com o soar dos primeiros sinos natalinos, Migalhas, imediatamente, lembrou de seus leitores e organizou um mutirão junto com renomadas editoras para distribuir neste Natal centenas de prêmios entre os migalheiros.
Para presentear nossos leitores a RCS Editora ofereceu gentilmente para a promoção "Natal Migalhas 2004" 22 prêmios.
Serão sorteados:
-
6 exemplares do livro Princípio da Igualdade e Ações Afirmativas
-
6 exemplares do livro A Interpretação Constitucional e o Princípio da Proporcionalidade
-
6 exemplares do livro Os Direitos Sociais e Econômicos
-
3 exemplares do livro Alimentos: o Dever dos Genitores de Prestá-los aos Filhos Menores
-
Curso de Direito Penal - Parte Geral & Especial (Coleção em CD de áudio)
Princípio da Igualdade e Ações Afirmativas - Escrito por Serge Atchabahian, doutorando em Direito Constitucional pela Universidade Oriente de Cuba, o livro é dotado de faro aguçado para temas de evidente atualidade e visão despida de preconceitos na análise científica, o autor, através de apurados levantamentos histórico, comparativo e empírico, sempre no bojo da Ciência do Direito, toca em assunto de interesse capital ao desenvolvimento nas sociedades modernas. A evolução do princípio igualitário e as deliberações na direção da criação dos mecanismos que assegurem suas aplicações espelham a capacidade de uma estrutura social compreender seus limites e potenciais e acomodar de forma positiva os antagonismos e diferenças que compõe o seu próprio interior.
A Interpretação Constitucional e o Princípio da Proporcionalidade - Escrito pela juíza federal Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, o presente estudo, focaliza-se o princípio constitucional da proporcionalidade, com especial enfoque para sua função interpretativa. Aborda-se a interpretação constitucional, salientando sua imprescindibilidade, objeto e finalidade. Analisa-se o cidadão como intérprete máximo da Constituição e o método hermenêutico-concretizador, com seus princípios interpretativos, como conformador de um sistema jurídico constitucional aberto e integrado à realidade social que visa regulamentar. Demonstra-se que o princípio da proporcionalidade é um instrumento do método hermenêutico-concretizante, ao se traduzir num mandamento de otimização, por procurar a solução mais adequada para o problema prático.
Os Direitos Sociais e Econômicos - Escrito por Otávio Henrique Martins Port, Juiz Federal da 7a Vara de Execuções Fiscais de São Paulo, o presente estudo tem por objeto investigar a eficácia dos direitos sociais e econômicos, em face do princípio da aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais, e o dever correlato da Administração Pública de prover a sua concretização. Apresenta-se o contexto histórico em que surgiram os direitos sociais e econômicos e sua redução a um núcleo essencial, representado pela dignidade da pessoa humana.O trabalho descreve a necessidade da correta interpretação dos direitos sociais e econômicos, devendo-se atribuir a eles a máxima eficácia, bem como a necessidade do Estado de legislar visando à sua concretização, cuja omissão é controlável por intermédio de dois instrumentos processuais, que são a ação direta de inconstitucionalidade por omissão e o mandado de injunção. Demonstramos, ainda, a utilidade prática do estudo, analisando o posicionamento jurisprudencial acerca da eficácia plena e imediata de alguns direitos sociais, como é o caso dos direitos à saúde e ao ensino fundamental.
Alimentos: o Dever dos Genitores de Prestá-los aos Filhos Menores - Andréa Patrícia Toledo Távora Niess e Pedro Henrique Távora Niess "É com grande satisfação que a RCS Editora Ltda traz a lume mais uma obra jurídica, perfilhada em conteúdo específico na área do Direito de Família. Os autores tratam o tema com grande acuidade e delicadeza, no que tange a obrigação e dever que os genitores têm com os filhos menores na prestação assistencial e alimentar, esclarecendo cada tópico com grande maestria e especificidade, sem afastarem-se em momento algum do tema central.
Termos os autores como nossos editados é uma grande honra para esta editora, altamente especializada em publicações jurídicas e abordamento de temas específicos e de grande relevância para advogados, estudiosos e cientistas do direito. Temos um passado nesse setor bastante apurado, o que nos leva a pretensão de ampliarmos cada vez mais essa especialização em tais publicações, sejam elas de autores de nomeada e também, de novos autores que desde cedo revelam-se grandes juristas e cientistas do direito. Nosso maior objetivo e incentivar os jovens autores no tratamento aprofundado do direito, dando-lhe condições para que publiquem suas obras com rapidez e qualidade, imbuídos do ânimus de sermos uma editora de grande incentivo à cultura jurídica, sem jamais desprezarmos a qualidade das obras em sua forma e conteúdo." Rachelina Santangelo - Diretora Editorial
Curso de Direito Penal - Parte Geral & Especial
SUMÁRIO: CDs
1-Fontes, Interpretação e Aplicação da Lei Penal
2-Teoria , Fato Típico
3-Erro, Antijuricidade, Culpabilidade, Concurso de Pessoas
4-Sanção ,Aplicação da Pena e Concurso de Crimes
5-Suspensão e Livramento Condicional ,Medida de Segurança, Reabilitação, Ação Penal.
6-Extinção da Punibilidade
7-Crimes contra a Vida, Lesões Corporais, Periclitação, Richa
8-Crimes contra a Honra, Liberdade, Domicílio, Correspondência, Patrimônio e Furto
9-Roubo ,Extorsão, Usurpação, Dano,Aprop. Indébita ,Estelionato,Receptação.
10-Crimes contra a Propriedade Industrial, Trabalho, Religião, Mortos, Costumes, Liberdade Sexual, Sedução e Corrupção de Menores, Rapto.
11-Lenocínio, Tráfico de Mulheres, Ultraje ao Pudor
Crimes contra a Família, Incolumidade Pública e Perigo Comum
12-Crimes contra os Meios de Comunicação,Transporte, Serv. Públicos, Saúde e Fé Públicas.
13-Falsidade Documental e Administração Pública.
14-Crimes de Particular contra a Administração em Geral, Estrangeira, Justiça e Finanças