D'Urso defende o livre uso de trajes em tribunais
O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, se manifestou contra a definição pela justiça de trajes adequados para as pessoas ingressarem nos tribunais. Recentemente, um advogado de Rondônia solicitou providências ao CNJ para que fosse revogada a portaria da Comarca de Vilhena/RO que restringe o acesso de pessoas ao fórum em função dos trajes que vestem.
Da Redação
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Atualizado às 07:28
Que roupa usar ?!
D'Urso, presidente da OAB/SP, defende o livre uso de trajes em tribunais
O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, se manifestou contra a definição pela justiça de trajes adequados para as pessoas ingressarem nos tribunais. Recentemente, um advogado de Rondônia solicitou providências ao CNJ para que fosse revogada a portaria da Comarca de Vilhena/RO que restringe o acesso de pessoas ao fórum em função dos trajes que vestem.
No processo, o advogado alega que o juiz responsável proibiu a entrada de pessoas com calção, shorts bermudões ou bonés. Por ora, o CNJ ainda não se decidiu sobre a matéria, que gerou muita polêmica entre os conselheiros.
"Nenhum cerceamento deve ser feito quanto aos trajes que o cidadão deve vestir para ingressar em prédios da justiça, pois isso limitaria especialmente o acesso da população mais carente", justifica D'Urso.
"Temos de ampliar as possibilidades de acesso dos cidadãos à justiça, e não o contráio. Dessa forma, é inadmissível que uma pessoa que só disponha de chinelo, tenha de comprar, sem poder, ou pegar emprestado um sapato para ingressar em um fórum ou em outra casa própria do Judiciário brasileiro", criticou.
__________________
____________
Leia mais
-
28/4/09 - CNJ adia definição de trajes para entrar nos Tribunais - clique aqui.
____________
____________