MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lugar de Mulher é na "Corte"

Lugar de Mulher é na "Corte"

Vinte e cinco milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho brasileiro entre os anos de 1976 e 2002, segundo dados da Fundação Carlos Chagas. Em janeiro de 2008, nas principais capitais brasileiras - Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre - elas representavam 43,1% do total feminino destas regiões - segundo o IBGE.

Da Redação

sexta-feira, 6 de março de 2009

Atualizado em 3 de março de 2009 14:19


Lugar de mulher é na "Corte"

Presença feminina no poder judiciário confirma a expressiva participação das mulheres no mercado de trabalho

Vinte e cinco milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho brasileiro entre os anos de 1976 e 2002, segundo dados da Fundação Carlos Chagas. Em janeiro de 2008, nas principais capitais brasileiras - Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre - elas representavam 43,1% do total feminino destas regiões - segundo o IBGE.

Embora a expressividade dos números, as mulheres ainda são minoria no mercado de trabalho do país, principalmente quando se analisa a presença feminina em cargos de grandes responsabilidades, como presidência, gerência e diretorias.

Minorias ou não elas conquistam seu espaço a cada dia; e, com competência, chegaram, onde, as antes "Rainhas do Lar", talvez nunca tivessem imaginado: na Corte.

Pela imagem dessas mulheres Migalhas homenageia todas as mulheres do Brasil e do mundo, em razão da data vindoura de 8 de março de 2009, Dia Internacional das Mulheres.

A precursora

As primeiras mulheres começaram a entrar em carreiras como promotor de justiça, juiz, procurador, há menos de 50 anos. Gradativamente, os estados foram abrindo para a magistratura estadual, mais tarde para a promotoria, depois vieram as procuradorias e depois a chamada magistratura federal. Os primeiros juízes federais foram nomeados em 1967. Entre os 20 nomeados, já havia uma mulher: Maria Rita Soares de Andrade.

Maria Rita Soares de Andrade foi a primeira Juíza Federal do Brasil, nomeada pelo presidente Castello Branco, em 1967. Nasceu em 03 de abril de 1904, na cidade de Aracaju. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia, no ano de 1926. Já formada, atuou como advogada em Sergipe de 1926 a 1938. Como jornalista, fundou e dirigiu a revista "Renovação" de 1931 a 1934. Foi membro do Ministério Público e do Conselho Penal e Penitenciário, professora de literatura no Colégio Atheneu Sergipense e de Direito Comercial na Escola do Comércio, além de ter funcionado ad hoc como Procurador da República e Procurador Geral do Estado.

Entre outras atuações, Maria Rita Soares de Andrade foi advogada de vários perseguidos da II Guerra Mundial e de militares, principalmente da Aeronáutica. Na vanguarda do feminismo forense, foi a primeira mulher membro do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, integrando inclusive o Conselho da Guanabara e, por indicação deste, a primeira mulher do Conselho Federal da Ordem dos Advogados. Em 1967 foi nomeada Juíza Federal, exercendo a magistratura como titular da 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, até a sua aposentadoria compulsória, em abril de 1974, quando voltou a advogar no Rio de Janeiro, onde faleceu 24 anos depois, aos 94 anos de idade.

Suprema Corte

O Presidente José Sarney nomeou em 1990, a primeira mulher no Brasil a ocupar cargo em tribunal superior, a ministra do TST, Maria Cristina Peduzzi. Na época, o Senado fez uma pesquisa que apontou a juíza como a segunda do mundo, antes dela havia uma mulher em Nova York (embora lá o título não seja ministra e sim juíza da Corte Superior).

Depois de Maria Cristina Peduzzi outras grandes mulheres chegaram a Corte Superior. Confira abaixo:

Ministras do TST : Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, Maria de Assis Calsing, Dora Maria da Costa e Kátia Magalhães Arruda.

Ministras do STF : Ellen Gracie Northfleet e Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Ministras do STJ : Eliana Calmon Alves, Fátima Nancy Andrighi, Laurita Hilário Vaz, Denise Martins Arruda e Maria Thereza Rocha de Assis Moura.



Tribunais Regionais Federais

Nos 5 Tribunais Regionais Federais, existem mulheres integrando o poder legislativo. No quadro abaixo, você acompanha o número de mulheres nos tribunais de cada região.

Comemorações do judiciário

O judiciário brasileiro comemora em todo país o Dia Internacional da Mulher. Confira na sequência como as mulheres serão lembradas neste dia pelas instituições judiciárias brasileiras.

Dia 6 de março

A Secretaria da Justiça promove o 3º encontro do Dia Internacional da Mulher com o tema "O que é ser mulher na atualidade". Além do debate em mesa redonda, seis mulheres serão homenageadas. O evento, aberto ao público, terá início às 14h, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania - Espaço da Cidadania - e tem como objetivo homenagear e debater as questões que envolvem a mulher com relação ao sistema de justiça atual. Entre as homenageadas estarão a desembargadora Maria Cristina Zucchi, Eunice parecida de Jesus Prudente, Margarete Barreto, Maria Inês Fornazaro, Inês do Amaral Büschel e Cristina Guelfi Gonçalvez.

A Academia Paulista de Magistrados prestou hoje homenagem a vice-presidente da OAB/SP, Márcia Melaré, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com o apoio institucional do TJ/SP, da Apamagis e da Escola Paulista da Magistratura. Na ocasião, foi lançada a "Cartilha Maria da Penha", que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a legislação contra a violência à mulher.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo antecipa a comemoração do Dia Internacional da Mulher ao promover o 8º Fórum Mulher Contabilista, hoje, das 13h às 18h. Claire Feliz Regina (economista, especialista em Direito Tributário e Auditora Fiscal da Receita Federal em São Paulo); Priscila dos Santos (Contadora, pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Técnica de Desenvolvimento Profissional do Senac) e Sandra Regina Nogueira Pizzo Sabathé (Auditora e empresária da Contabilidade) contarão como administram com sucesso carreira e vida pessoal.

A Direção do TJ/AC realiza na tarde desta sexta-feira, um encontro para homenagear as mulheres do Judiciário. O evento de confraternização acontecerá no Palácio da Justiça, a partir das 17h, com larga programação, que inclui atrações culturais, entrega de presentes e coquetel preparado especialmente para as mulheres.

Dia 7 de março

A Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça - ASTJ, programou uma comemoração para o Dia Internacional da Mulher, das 9h às 17h, com diversas atrações. Entre: torneios de vôlei misto e de futebol feminino; massagem relaxante, e outros.

Dia 9 de março

O Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP promoverá palestra gratuita para profissionais do Direito em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Gratuito, o evento é indicado para profissionais da área do Direito e terá como temas: A Mulher e a Vida Pública; Lei Maria da Penha: Violência Doméstica e Familiar; A Mulher na Carreira Jurídica.

A presidente do TJ/TO, des. Willamara Leila de Almeida,convida as servidoras do Judiciário a participar de um momento especial em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher". Durante as atividades que acontecem na próxima segunda-feira, 9, no Tribunal de Justiça, serão oferecidos às mulheres do Judiciário serviços como maquiagens, escovas, spa relaxante com massagens, produções fotográficas e sorteio de brindes. Durante toda a segunda-feira, serão realizadas atividades voltadas para contemplar a beleza de todas as mulheres da Justiça tocantinense.

O TJ/AL realizará, de 9 a 31 de março, no prédio-sede da Corte Estadual, uma exposição fotográfica em homenagem às alagoanas, retratando algumas ilustres mulheres que marcaram seus nomes na história do Estado. A programação comemorativa também inclui, no dia 19, a exibição do filme "Mulheres do Brasil" seguida de uma palestra com a diretora do longa-metragem, Malu Di Martino. O evento, que acontecerá no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal), ainda terá um show dançante ao som do Conjunto Som4. Também está programado um encontro com todas as magistradas alagoanas e uma palestra com uma renomada escritora brasileira.

Dia 10 de março

Em alusão ao Dia da Mulher, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, em conjunto com a Assembleia Legislativa, Espaço Cidadania e a Sala da Mulher, promove na próxima terça-feira (10) o "Dia de Ação Cidadania" na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. Com a colaboração da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a ação tem o objetivo de fazer a expedição de documentos como identidade, segunda via de certidão de nascimento, carteira de trabalho, e o que mais se fizer necessário para a plena cidadania da mulher reclusa.




__________________
____________


Promoções especiais

Aproveite a data em comemoração ao Dia das Mulheres e participe das promoções epeciais de Migalhas:

  • Concorra à obra "Violência Doméstica - Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) Comentada artigo por artigo" (RT - 2ª edição - 272p.), de autoria do Rogério Sanches Cunha e do Ronaldo Batista Pinto. Basta clicar aqui para participar.

  • Para fazer parte da Promoção em homenagem a Érika Mendes de Carvalho, clique aqui e inscreva-se no sorteio de dois exemplares.


Leia mais

  • 19/2/09 - Pleno elege juíza Clarice Claudino para desembargadora do TJ/MT - clique aqui.
  • 18/2/09 - Presidente do IASP será homenageada no Dia Internacional da Mulher - clique aqui.
  • 4/2/09 - Desembargadora Jane Silva despede-se do STJ - clique aqui.
  • 3/2/09 - Desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento é a primeira mulher a presidir o TJ/AL - clique aqui.
  • 8/12/08 - Nova presidente da AATSP toma posse hoje - clique aqui.
  • 5/12/08 - OAB/PR presta homenagem a brasileira que salvou judeus na Alemanha nazista - clique aqui.
  • 27/11/08 - Solenidade de Premiação do Maria Augusta Saraiva - clique aqui.
  • 25/11/08 - Ana Amélia Mascarenhas Camargos é eleita presidente da AATSP - clique aqui.
  • 25/11/08 - Mulher perde ação de Assédio Sexual por ajuizar três anos depois da demissão - clique aqui.
  • 20/11/08 - Licença-maternidade de 180 dias poderá ser estendida a todas as mães - clique aqui.
  • 19/11/08 - Pleno do TST confirma norma da CLT que garante intervalo para mulher - clique aqui.
  • 11/11/08 - Desembargadora Katia Elenise Oliveira da Silva assume no TJ/RS - clique aqui.
  • 7/11/08 - Lei Maria da Penha pode ser aplicada em casos de violência cometida por ex-namorado, entende STJ - clique aqui.
  • 6/11/08 - Lei 11.804 - Disciplina o direito a alimentos gravídicos e a forma como ele será exercido - clique aqui.
  • 4/11/08 - Prêmio Maria Augusta Saraiva tem inscrições prorrogadas - clique aqui.
  • 22/10/08 - Projeto que prevê o pagamento de pensão de alimentos durante a gravidez aguarda sanção do presidente Lula - clique aqui.
  • 25/9/08 - Para o STJ, declaração de última vontade da mulher em testamento prevalece sobre direito de usufruto do cônjuge - clique aqui.
  • 24/9/08 - TJ/GO - Amante terá que indenizar mulher traída - clique aqui.
  • 24/9/08 - Falecimento - Esther de Figueiredo Ferraz - clique aqui.
  • 12/9/08 - TJ/RS - Clube deve indenizar mulher discriminada em baile com a companheira - clique aqui.
  • 5/9/08 - Presidente da AATSP é homenageada pela OAB/SP - clique aqui.
  • 4/9/08 - OAB/SP entrega Prêmio Maria Immaculada a nove advogadas - clique aqui.
  • 30/8/08 - STJ - Mulher será indenizada por revista íntima abusiva em visita a presídio - clique aqui.
  • 18/8/08 - Mulher que deixou a filha de 6 anos sozinha por 4 dias teve prisão preventiva decretada - clique aqui.
  • 14/8/08 - Câmara aprova licença-maternidade de seis meses - clique aqui.
  • 11/8/08 - Há 82 anos o Supremo Tribunal Federal reduziu a pena do assassino de Clarisse Lage Índio do Brasil - clique aqui.
  • 7/8/08 - Aprovada ampliação da licença-paternidade - clique aqui.
  • 30/7/08 - Maria Odete Duque Bertasi presidirá Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados sediados no Brasil - clique aqui.

Leia mais - Artigos

  • "Lei Maria da Penha, afirmação da igualdade" - Maria Berenice Dias - clique aqui

  • "Aspectos relevantes no processamento, julgamento e execução das ações de reparação de danos morais e/ou patrimoniais decorrentes de violência contra a mulher" - Emerson José do Couto - clique aqui

  • "Da exigência de representação da ação penal pública por crime de lesão corporal resultante de violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006)" - Damásio de Jesus - clique aqui

  • "A Lei Maria da Penha e sua repercussão nas relações de trabalho" - Marco Antonio Aparecido de Lima - clique aqui

  • "Nova lei contra a violência: como combater os retrocessos com avanços" - Antonio Baptista Gonçalves - clique aqui

  • "A violência doméstica na Justiça" - Maria Berenice Dias - clique aqui

  • "A nova licença-maternidade e sua aplicação na iniciativa privada" - Guilherme Novaes de Andrada - clique aqui

  • "A gramática feminina: uma homenagem de doutor Vernáculo às mulheres" - Eduardo Sabbag - clique aqui

  • "Bem feito! Quem manda ser mulher?" - Maria Berenice Dias - clique aqui

  • "Contra-feminismo, Sociedade e Direito" - Eduardo Dietrich e Trigueiros - clique aqui

  • "Bem vinda, Maria da Penha!" - Maria Berenice Dias - clique aqui

  • "A discriminação contra as mulheres nos tribunais superiores" - Sérgio Frederico - clique aqui

  • "As mulheres contra-atacam" - Marcelo Di Rezende Bernardes - clique aqui

  • "A mulher e a prisão" - Adeildo Nunes - clique aqui

  • "Mulheres desprestigiadas" - Maria Berenice Dias - clique aqui

  • "Feminista, eu?" - Maria Berenice Dias - clique aqui

  • "Mulheres. Valorizemo-las" - Alcimor Aguiar Rocha Neto - clique aqui

  • "A origem do Dia Internacional da Mulher" - Lindajara Ostjen Couto - clique aqui

  • "A Mulher" - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui

  • "A mulher nos tribunais" - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui

_______________________




Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...