Battisti - Itália chama embaixador no Brasil para consultas
A Itália decidiu hoje chamar para consultas seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, após o Governo brasileiro conceder status de refugiado político ao ex-ativista Cesare Battisti, condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua.
Da Redação
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Atualizado às 11:53
Caso Battisti
Itália chama embaixador no Brasil para consultas por causa de Caso Battisti
A Itália decidiu hoje chamar para consultas seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, após o Governo brasileiro conceder status de refugiado político ao ex-ativista Cesare Battisti, condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua.
Segundo informou hoje a Chancelaria italiana em nota enviada à imprensa, a decisão chega após a Procuradoria Geral da República recomendar ao STF que facilite a concessão de refúgio político e liberdade ao ex-ativista de esquerda.
Após pronunciamento do Governo brasileiro, o STF tem que julgar a causa de Battisti, que aguarda em uma penitenciária de Brasília uma possível libertação, depois de ser detido no Rio de Janeiro em 2007 e de ser condenado na Itália por quatro assassinatos.
Cesare Battisti, ex-ativista de extrema esquerda italiano, foi um dos chefes da organização de extrema esquerda Proletários Armados pelo Comunismo.
A Itália considera uma "decisão grave" o fato de o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, se mostrar na última segunda favorável à extinção do processo de extradição de Battisti.
"É uma decisão muito grave porque (as autoridades brasileiras) tinham anunciado uma reconsideração, uma reflexão mais profunda", declarou o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, na nota de imprensa.
"O fato de decidir apenas 48 horas depois sem ter avaliado com a profundidade que teríamos desejado nos parece um pouco um não querer decidir e desejar cobrir plena e simplesmente a decisão política do ministro da Justiça", acrescenta.
Segundo o ministro, o Brasil é um "grande país, amigo da Itália desde sempre", e por isto o Governo italiano não esperava este comportamento das autoridades brasileiras, daí a "gravidade" de sua reação.
A chamada para consultas de Valensise era uma possibilidade que o Governo de Silvio Berlusconi já considerava há alguns dias, apesar de as autoridades italianas ainda esperarem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconsiderasse a decisão tomada pelo ministro da Justiça Tarso Genro.
_________
______________
Leia mais
-
27/1/09 - Chega ao Supremo parecer da PGR na Extradição do italiano Cesare Battisti - clique aqui
-
25/1/09 - Governo da Itália quer ser ouvido sobre pedido de liberdade de Cesare Battisti - clique aqui
-
22/1/09 - MJ recebe documento com cerca de 90 assinaturas em apoio ao refúgio concedido ao italiano Cesare Battisti - clique aqui
-
17/1/09 - STF pede parecer do MP antes de julgar caso de Cesare Battisti - clique aqui
-
14/1/09 - Tarso Genro aprova refúgio do escritor italiano Cesare Battisti - clique aqui
-
3/4/08 - Cesare Battisti não cometeu crime político e deve ser extraditado, diz PGR - clique aqui
-
27/11/07 - Câmara Municipal de Ribeirão Preto externa solidariedade ao italiano Cesare Battisti em requerimento ao STF - clique aqui
______________