"Soluções de Controvérsias: O Brasil e o Contencioso na OMC" é o novo lançamento da Série GVlaw
Da Redação
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Atualizado às 08:56
Lançamento
Novo lançamento da Série GVlaw traz balanço sobre atuação do Brasil no Órgão de Soluções de Controvérsias da OMC
Apesar de responder por cerca de 1% do comercio internacional de bens, o Brasil é um dos mais ativos participantes do Órgão de Soluções de Controvérsias (OSC) da Organização Mundial do Comércio (OMC) seja como demandante, demandado ou como terceira parte interessada. Dada a relevância da participação do Brasil em essa organização multilateral considerada modelo para a reestruturação do arcabouço institucional global pode-se entender, por exemplo, a crescente importância brasileira nas discussões sobre as soluções para a gravíssima crise econômica internacional atual.
A posição inovadora do Brasil na OMC de forma geral, e no OSC de maneira específica, é uma demonstração cabal de como países em desenvolvimento podem ter papel ativo em organismos multilaterais colaborando no sentido de aprimoramento de regras internacionais que promovam um desenvolvimento econômico menos assimétrico das nações.
Para analisar o grau de sucesso e o que levou o Brasil a essa posição, o GVlaw, programa de educação continuada
"Depois de quase 13 anos de entrada
Nesse período, segundo as coordenadoras do livro, o Brasil acumulou uma considerável experiência no âmbito do OSC, participando como demandante, demandado e terceira parte em mais de 86 casos, o que lhe confere a quarta posição dentre os membros da OMC, ficando apenas atrás de EUA, União Européia e Canadá. Se comparada à proporção entre a atuação dos países na OSC e o volume do comércio internacional de bens, o desempenho brasileiro é ainda mais surpreendente: os Estados Unidos, com um volume de comércio internacional muito superior ao do Brasil, teve participação em 260 casos no mesmo período.
A atuação do Brasil não surpreende apenas em relação à quantidade, mas também em relação à complexidade e abrangência das questões suscitadas. "Casos famosos, como o do algodão, o do açúcar, o do amianto e até mesmo o embate entre a Embraer e a Bombardier criaram uma jurisprudência consistente, bastante útil para julgamentos futuros. Essas questões ganham novas análises no livro, dentro do contexto de funcionamento das regras do Direito Internacional", explica a professora Maria Lucia Padua Lima.
Colaboradores :
A publicação da presente obra foi realizada
Para os depoimentos do Tomo I foram entrevistados o atual Ministro das Relações Exteriores, Embaixador
Segundo a professora
Contribuíram com análises e artigo na a presente obra os seguintes especialistas:
Sobre a Série GVlaw :
A Série GVlaw se insere no projeto de produção de pesquisa adotado pelo programa de especialização e educação continuada da Direito GV e conta, até o momento, com 16 obras publicadas, produzidas por professores do GVlaw.
O projeto, coordenado por Fabia Veçoso, tem como objetivo construir um conhecimento que seja apropriado para estudantes, advogados e outros profissionais interessados e que têm a sua atuação pautada pelas novas demandas do mercado globalizado.
________________