Britto recebe livro de Barroso sobre transformações no Direito constitucional
O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, recebeu em primeira mão um exemplar do livro "Direito Constitucional Contemporâneo - os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo", do constitucionalista Luís Roberto Barroso, autografado pelo autor. O livro, publicado pela Editora Saraiva, com 451 páginas, será lançado durante a XX Conferência Nacional dos Advogados, que acontecerá em Natal - RN, de 11 a 15 de novembro próximo. Na obra, Barroso expõe de forma didática as transformações por que passaram a teoria da Constituição e o Direito constitucional nos últimos anos.
Da Redação
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Atualizado às 16:23
Direito Constitucional
Britto recebe livro de Barroso sobre transformações no Direito Constitucional
O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, recebeu em primeira mão um exemplar do livro "Direito Constitucional Contemporâneo - os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo", do constitucionalista Luís Roberto Barroso, autografado pelo autor.
O livro, publicado pela Editora Saraiva, com 451 páginas, será lançado durante a XX Conferência Nacional dos Advogados, que acontecerá em Natal - RN, de 11 a 15 de novembro próximo.
Na obra, Barroso, de Luís Roberto Barroso & Associados, expõe de forma didática as transformações por que passaram a teoria da Constituição e o Direito constitucional nos últimos anos.
Segundo o autor, houve uma revolução profunda e silenciosa nos últimos anos, que modificou de maneira substantiva o modo como se pensa e se pratica o Direito na atualidade. Nesse sentido, o livro é considerado de grande valia para quem pretende ficar sintonizado com os novos tempos.
"A capacidade de trabalhar com os conceitos, categorias e instrumentos do direito constitucional tornou-se um dos grandes diferenciais dos operadores jurídicos nos dias de hoje", observa Luis Roberto Barroso, professor, conferencista e um dos advogados mais atuantes do País.
Como militante do Direito constitucional, coube a Luís Roberto Barroso levar ao debate do STF algumas das grandes questões afetas à matéria na atualidade.
Dentre elas se encontram a declaração da constitucionalidade da proibição do nepotismo, a legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias e a possibilidade de interrupção da gestação de fetos anencefálicos. Barroso é professor titular de Direito constitucional da UERJ, advogado, parecerista e ex-conselheiro do Conselho dos Direitos da Pessoa Humana (2000-2005).
______________
______________