Ministro Carlos Eduardo Caputo Bastos despede-se do TSE
A última sessão ordinária do TSE antes do 1° turno das eleições foi marcada pela despedida do ministro Carlos Eduardo Caputo Bastos. O jurista integrou a Corte como membro titular durante quatro anos, representando os advogados.
Da Redação
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Atualizado às 09:07
Despedida
Ministro Carlos Eduardo Caputo Bastos despede-se do TSE
A última sessão ordinária do TSE antes do primeiro turno das eleições foi marcada pela despedida do ministro Carlos Eduardo Caputo Bastos. O jurista integrou a Corte como membro titular durante quatro anos, representando os advogados.
Ao agradecer as homenagens recebidas em plenário, o ministro Caputo Bastos ressaltou a importância do trabalho de equipe desenvolvido por seu gabinete e o comparou a uma engrenagem, "se uma peça não funcionar, o todo não funciona". O ministro também agradeceu o apoio e a compreensão da família pelos momentos que deixou de dar atenção a eles para se dedicar ao trabalho.
Ao se despedir dos demais ministros da Corte, Caputo Bastos disse que procurou se preparar para o momento da despedida, ao afirmar que seria muito difícil guardar racionalidade, num momento de muita emoção.
"Em todos esses anos procurei me dedicar a esta Casa, honrar a toga que visto e os meus colegas que estão aqui imbuídos dos melhores propósitos, que é servir à Nação", concluiu Caputo Bastos ao agradecer a homenagem.
O TSE é composto por sete ministros titulares e igual número de substitutos, sendo três provenientes do STF, dois do STJ e dois representantes da Advocacia.
Lista tríplice
No último dia 17/9, o plenário do STF elegeu a lista tríplice dos advogados que são candidatos a uma vaga de ministro titular no TSE.
A escolha do ministro que ocupará a vaga deixada por Caputo Bastos cabe ao presidente da República, conforme o artigo 119 da CF/88 (clique aqui). O presidente Lula deve escolher entre os advogados Arnaldo Versiani, Henrique Neves da Silva e Admar Gonzaga Neto, mais votados pelo plenário do STF.
O advogado Arnaldo Versiani já atua como ministro substituto no TSE e recebeu nove votos, enquanto que Henrique Neves da Silva, também ministro substituto do TSE, Admar Gonzaga Neto receberam oito votos cada.
________________