MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado de Sorteio de obra "Direito Penal Econômico"

Resultado de Sorteio de obra "Direito Penal Econômico"

Da Redação

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Atualizado em 12 de agosto de 2008 08:35


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Direito Penal Econômico" (432 p.), escrita por Luiz Regis Prado, gentilmente oferecida pela Editora RT - Revista dos Tribunais.

Sobre a obra:

A obra busca constituir-se, por assim dizer, em uma verdadeira Parte especial do Direito Penal Econômico, apresentando análise detalhada e funcional dos tipos de injusto de algumas das principais leis penais relativas à matéria.

Esta nova edição aparece devidamente revisada, atualizada e ampliada come estudo sobre o delito de lavagem de capitais, Lei n. 9.613/1998, além dos delitos contra a ordem econômica, Leis. n. 8.137/1990 (clique aqui) e 8.176/1991, contra as relações de consumo Leis n. 8.078/1990 (clique aqui) e 8.137/1990, contra o sistema financeiro nacional, sigilo das operações de instituições financeiras e finanças públicas, Lei n. 7.492/1986 (clique aqui), Lei Complementar 105/2001 (clique aqui) e Código Penal, contra a ordem tributária, e de contrabando e descaminho, Lei n. 8.137/1990 e Código Penal (clique aqui), e, finalmente, contra o sistema previdenciário (Código Penal).

Com o intuito de facilitar sua consulta e visualização do conteúdo, optou-se por novo projeto gráfico, em duas colunas, em cores, o que vai resultar em um número menor de páginas, com a conseqüente redução do seu custo final.

Fez-se também a devida atualização da jurisprudência selecionada em cada tema.

Seu desiderato maior não foi alterado, mas tão somente aperfeiçoado. Isso vale dizer, veicular de modo claro e objetivo as características científicas essenciais de cada tipo penal de injusto, após as considerações gerais, facilitando sua apreensão e utilização racional como instrumento adequado ao conhecimento dogmático e jurisprudencial, pelos profissionais e estudantes de Direito.

A tutela penal da atividade econômica constitui matéria complexa e de difícil compreensão dada a profusão de elementos normativos e de normas penais em branco, além da noção de bem jurídico pouco delineada.

Devidamente revisada, atualizada e ampliada, esta obra concentra-se no estudo dos delitos contra a ordem econômica nos crimes contra as relações de consumo, contra o sistema financeiro e sigilo das operações de instituições financeiras, contra as finanças públicas, contra a ordem tributária, de contrabando e descaminho, e contra o sistema previdenciário.

Após as considerações gerais, são abordadas as características científicas essenciais de cada tipo penal de injusto, o que facilita sua compreensão e utilização racional.

O conceito de ordem econômica, de natureza ambígua, como objeto da tutela jurídica, costuma ser expresso de forma estrita e ampla. Na primeira, entende-se por ordem econômica a regulação jurídica da intervenção do Estado na economia; na segunda, mais abarcante, a ordem econômica é conceituada como a "regulação jurídica da produção, distribuição e consumo de bens e serviços".

Na verdade impõe reconhecer, para efeito de proteção penal, a noção de ordem econômica latu sensu, apreendida como ordem econômica do Estado, que abrange a intervenção estatal na economia, a organização, o desenvolvimento e a conservação dos bens econômicos (inclusive serviços), bem como sua produção, circulação, distribuição e consumo.

Sobre o autor:

Luiz Regis Prado é pós-doutor em Direito Penal (Teoria jurídica do delito) da Faculdade de Direito da Universidad de Zaragoza, Espanha. Pós-doutor em Direito Penal Ambiental Comparado pela Faculdade de Direito e Centre du Droit de l ''Environnement da Universidade Robert Schumann de Strasbourg, França. Doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Pesquisador e conferencista em Direito Penal no Instituto de Direito Comparado e Penal da Faculdade de Direito da Universidade de Firenze, Itália. Professor Visitante do Centre du Droit de l ''Environnement de Strasbourg, França; da Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha; da Universidad de Zaragoza, Espanha. Co-diretor e professor do curso de pós-graduação em Direito (proteção jurídica do meio ambiente, coordenação do território e patrimônio histórico) da Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha. Professor honoris causa das Universi dades Nacional de San Augustin e Católica de Santa Maria, Arequipa e da Universidade Andina de Cuzco, Peru. Professor Titular de Direito Penal e Teoria Geral do Direito e Coordenador do programa de pós-graduação stricto sensu em Direito da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Consultor jurídico da Organização dos Estados Americanos - OEA. Diretor da Revista Ciências Penais e Coordenador no Estado do Paraná da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais. Membro do Ministério Público do Estado do Paraná (aposentado); da Association Internationale de Droit Pénal, Paris; da Société Inter na tionale de Défense Sociale, Paris-Milão. Diretor do Instituto Latino-americano de Cooperação Penal, Rio de Janeiro-Buenos Aires.

____________

 Resultado :

  • Paulo Roberto Krause, do Banco Santander, em Guarulhos/SP

____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS