AGU em São Paulo consegue afastar responsabilidade da União sobre falência do Banco Santos
c
Da Redação
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Atualizado às 10:41
Fiscalização
AGU
A Justiça Federal de São Paulo acolheu o argumento da PRU da 3ª região de que a fiscalização das instituições financeiras nacionais é função do Bacen, e reconheceu que a União não pode ser responsabilizada pelos prejuízos sofridos por clientes com a falência Banco Santos.
A decisão foi no julgamento de uma ação proposta por clientes que pediam indenização pelos prejuízos causados com a falência. Os autores tinham um depósito no banco de R$ 750 mil com taxa pré-fixada, que teria vencimento em 14 de fevereiro de 2005, mas o banco foi liquidado em 12 de novembro de 2004.
A Justiça também julgou improcedente o pedido de indenização dos ex-correntistas contra o Bacen, por entender que o dever de fiscalização não o obriga a participar do risco capitalista das atividades desenvolvidas pelo setor financeiro. Por isso, o Banco Central não poderia assumir a responsabilidade pela inadimplência do Banco Santos.
__________
_______________
Leia mais
-
4/3/2008 - STJ vai renovar julgamento de conflito de competência envolvendo o Banco Santos - clique aqui.
-
8/2/2008 - TRF libera dinheiro do TJ/GO retido no Banco Santos - clique aqui.
-
20/11/2007 - STF publica acórdão da decisão que permitiu a soltura do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira em agosto de 2006 - clique aqui.
-
5/10/2007 - Devedores do Banco Santos não podem pagar empréstimo com debêntures, confirma Tribunal - clique aqui.
-
3/5/2007 - STJ decidirá qual juiz responderá sobre bens da massa falida do Banco Santos - clique aqui.
________________________