Lançamento de obra "Mulheres sobre Rodas"
Da Redação
quinta-feira, 13 de março de 2008
Atualizado às 11:25
Lançamento
Cinco guerreiras jornalistas contam suas variadas aventuras pelo Brasil
-
Data: 13/3
-
Horário: 19h
-
Local: em SP, na Livraria da Reserva Cultural (av: Paulista, nº 900 -Bela Vista).
Elas não se importavam em viajar sozinhas. Repórteres de uma publicação de turismo, segurança no volante, encaravam qualquer tipo de estrada com bravura - mas sem perder o charme. Estavam a trabalho, mas não deixavam de desfrutar as paisagens deslumbrantes que encontravam pelo caminho, os passeios de tirar o fôlego, ou ainda as noites de céu estrelado.
Em média, rodavam 87,5 mil quilômetros por ano, explorando cantos e recantos do país, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. E o que fez a diferença, e trouxe à tona este livro, foi o olhar sensível, inteligente e curioso que essas cinco mulheres lançaram ao Brasil conforme o desbravavam.
Alexandra Gonsalez, Beatriz Santomauro, Cristina Capuano, Karina Greco e Sonia Xavier fizeram mais do que visitar hotéis e restaurantes, atrações turísticas e praias exuberantes: elas respiraram e inspiraram brasilidade. Sobre rodas, redescobriram o país, seus personagens, suas belezas e muitos de seus segredos. Generosas, resolveram dividir com os leitores suas histórias de "caminhoneiras" - como elas mesmas se denominavam -, que vão desde relatos divertidos sobre trocas de pneus em situações inusitadas a aventuras e desventuras amorosas.
A obra é separada em capítulos temáticos e cada um deles traz curiosidades e histórias que apresentam um pouco da cultura brasileira. "Temos ótimas lembranças gastronômicas, mas o difícil é se controlar em um almoço farto em um bom restaurante, seguido por um jantar ainda mais farto com a obrigação de provar couvert, entrada, prato principal e sobremesa", diz Beatriz Santomauro.
Como toda situação de relacionamento com pessoas, as viagens trazem curiosidades, momentos de tensão, outros mais alegres, e muita ajuda de pessoas desconhecidas. "Sem esses encontros com guias turísticos, com artesãos muito especiais e com contadores de histórias de todo tipo, qualquer viagem não faria o menor sentido", lembra Alexandra Gonsalez.
Merece atenção especial a função informativa da publicação, que traz dicas de sobrevivência em viagens sem acompanhamento e de boa convivência em lugares estranhos e com outros motoristas, inclusive de ônibus e caminhões, todas testadas na prática pelas jornalistas. "Fizemos uma obra trazendo a ótica feminina para viagens, com sensibilidade, força e perseverança", afirma Karina Greco.
Por fim, vale ressaltar que o efeito colateral mais imediato da leitura é uma vontade tremenda de seguir os roteiros dessas cronistas!
___________