Câmara lança hoje portal sobre a Constituição Cidadã
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, lança nesta terça-feira no plenário o portal da Constituição Cidadã com documentos históricos sobre o processo constituinte (1987-1988) arquivados no Centro de Documentação e Informação da Câmara - Cedi.
Da Redação
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Atualizado às 08:58
Constituição Cidadã
Câmara lança nesta terça portal sobre a Constituição
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, lança hoje no plenário o portal da Constituição Cidadã com documentos históricos sobre o processo constituinte (1987-1988) arquivados no Centro de Documentação e Informação da Câmara - Cedi.
Em sua primeira versão, o portal oferecerá o texto da Constituição em diversos formatos (doc, pdf, html, flash e áudio), os artigos sujeitos à regulamentação, publicações ligadas ao tema, linha do tempo, documentos sonoros e vídeos sobre a Constituinte.
Também estarão à disposição do público informações sobre o presidente da Assembléia Nacional Constituinte - deputado Ulysses Guimarães, morto há 15 anos em um acidente de helicóptero. Ele foi um dos símbolos da resistência democrática no Congresso e mais tarde ficou conhecido como o "Senhor Diretas" pelo apoio à campanha pela redemocratização.
Ao longo do ano, novos conteúdos serão incorporados em formato digital com informações e documentos originais produzidos pela Assembléia no âmbito do plenário, das comissões, das subcomissões e da Mesa Diretora.
Pesquisa
O portal será uma fonte para pesquisadores, historiadores, jornalistas e estudantes. Ele terá à disposição um acervo com todas as informações históricas sobre a Constituinte e reflexões sobre o impacto da Constituição de 1988 (clique aqui) na vida do cidadão.
No item "Publicações", o internauta poderá acessar todas as edições do "Diário da Assembléia Nacional Constituinte", onde é possível remontar os debates e o processo adotado na elaboração do texto constitucional. A participação das mulheres na Constituinte será ressaltada no portal com páginas próprias.
O portal infantil da Câmara dos deputados (clique aqui) também preparou uma matéria especial sobre a ANC. Com linguagem clara e acessível, o texto descreve o que é uma assembléia nacional constituinte, para que serve e o que aconteceu em 1987. Os gestores do portal também devem transformar a Constituição em um dos personagens do site.
Interatividade
Ainda no primeiro semestre, será disponibilizada uma área dedicada à interatividade com o cidadão, por meio de fóruns e chats com os parlamentares constituintes. O cidadão poderá também acompanhar as ações do projeto Constituição Cidadã, propor sugestões e parcerias, por meio do "Fale Conosco".
Paralelamente ao site, serão publicados uma edição especial do Jornal da Câmara, livros, matérias especiais produzidas pela Assessoria de Imprensa, programas de TV e rádio, seminários, aulas-debates com estudantes, exposições itinerantes em escolas, concursos de redação, entre outras ações.
O portal da Constituição Cidadã estará disponível, a partir de hoje, no site da Câmara dos Deputados (clique aqui).
____________________