MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP confirma decisão de primeira instância e afasta pedido de indenização do fumante João da Cruz Júnior contra a fabricante de cigarros Souza Cruz

TJ/SP confirma decisão de primeira instância e afasta pedido de indenização do fumante João da Cruz Júnior contra a fabricante de cigarros Souza Cruz

Da Redação

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Atualizado às 09:13


TJ/SP

TJ/SP confirma decisão de primeira instância e afasta pedido de indenização do fumante João da Cruz Júnior contra a fabricante de cigarros Souza Cruz

A 7ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP confirmou decisão de primeira instância e afastou o pedido de indenização do fumante João da Cruz Júnior contra a fabricante de cigarros Souza Cruz. Segundo a empresa, esta é a 28ª vez que o TJ/SP rejeita as pretensões de fumantes, ex-fumantes e familiares. Os principais fundamentos invocados pelo TJ/SP para tal posicionamento foram, segundo a Souza Cruz: o amplo conhecimento público dos males associados ao consumo de cigarros; o livre arbítrio de quem fuma; e na regularidade da propaganda, quando esta ainda era permitida.

O caso teve início em 2006, quando João da Cruz Júnior ingressou com uma ação contra a Souza Cruz na 33ª Vara Cível de São Paulo. Em sua ação, o autor alegou ter começado a fumar aos 14 anos, influenciado pela propaganda, e que em razão do consumo de cigarros desenvolveu dependência e doenças em seu aparelho respiratório que o impossibilitaram de trabalhar. Como reparação, pleiteava indenizações por danos morais e materiais de cerca de R$ 360 mil.

No entanto, o juízo da 33ª Vara Cível rejeitou as pretensões indenizatórias do Sr. João, em virtude da licitude da atividade praticada pela Souza Cruz, o amplo conhecimento dos riscos associados ao consumo do produto, o livre arbítrio de quem fuma e a ausência de defeito no produto, informa a Souza Cruz.

O autor, então, recorreu dessa decisão ao TJ/SP. Contudo, os desembargadores da 7ª Câmara confirmaram a sentença afastando os pedidos com base no livre arbítrio de quem decide fumar (milhares de pessoas deixam de fumar todos os anos); no amplo conhecimento público dos males associados ao consumo de cigarros; na assunção dos riscos por parte de quem fuma; e na regularidade da propaganda, quando esta ainda era permitida. Em sua decisão, os magistrados ressaltaram ainda que já haviam julgado um caso semelhante (o do ex-fumante João Frutuoso de Abreu, julgado em outubro de 2007), quando também afastaram as pretensões indenizatórias.

Esta é, segundo a Souza Cruz, a 28ª decisão do TJ/SP rejeitando pretensões indenizatórias dessa natureza. Todas as 64 decisões definitivas já proferidas pelo Judiciário paulista rejeitaram as pretensões indenizatórias dos postulantes.

Panorama Nacional

A Souza Cruz informa que já foram ajuizadas no país 508 ações indenizatórias dessa natureza contra a Companhia. Nessas ações, já foram proferidas 301 decisões rejeitando tais pretensões e 13 em sentido em contrário, as quais estão pendentes de recurso. Todas as 207 decisões definitivas já proferidas pelo Judiciário brasileiro afastaram as pretensões indenizatórias dos fumantes, ex-fumantes ou seus familiares.

________
___________

  • Leia mais

10/12/2007 - TJ/RS - Souza Cruz condenada a indenizar família de fumante - clique aqui.

29/10/2007 - TJ/SP confirma decisões de 1ª instância e afasta pretensões indenizatórias relacionadas ao consumo de cigarros - clique aqui.

16/10/2007 - TJ/PR reverte decisão de 1ª instância e afasta indenização de R$ 500 mil aos familiares de ex-fumante - clique aqui.

___________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...