Presidente da OAB/SP critica processo de renúncia de Renan
Da Redação
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Atualizado às 14:25
Renúncia
Presidente da OAB/SP critica processo de renúncia de Renan
Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, a renúncia do presidente do senador Renan Calheiros à presidência do Senado atende ao anseio do país. "Todavia, é tardia, posto que há muito este gesto era aguardado, pois propiciaria o distanciamento do cargo no sentido de reforçar a garantia da transparência necessária para apuração de todas as acusações que pesavam e pesam contra o senador Renan Calheiros", afirmou D'Urso.
O presidente da OAB/SP lamentou que grande parte dos senadores, face ao voto secreto, não fundamentou sua decisão, nem avaliou de forma aprofundada as denúncias e provas relatadas contra o senador pelo Conselho de Ética, o que certamente não contribuirá para o fortalecimento da imagem dos políticos junto à opinião pública. "A sociedade brasileira quer total transparência no processo político e exige ética de seus representantes. Quando isso não ocorre, se sedimenta a descrença nas instituições, o que é negativo para o país e para a cidadania", diz.
D'Urso lamentou, ainda, que novamente a votação tenha sido secreta, levando os parlamentares a passarem a imagem que estão escondendo suas decisões do povo brasileiro. "Dentro do pleno Estado Democrático de Direito, onde não há qualquer coerção sobre as decisões dos parlamentares é inaceitável que os senadores continuem a tomar decisões a portas fechadas, sem prestar contas de sua atuação à sociedade", disse o presidente da OAB/SP.
________________