MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Celso Antônio Bandeira de Mello recebe título de Professor Emérito da PUC/SP

Celso Antônio Bandeira de Mello recebe título de Professor Emérito da PUC/SP

Da Redação

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Atualizado às 08:49


Professor Emérito

Celso Antônio Bandeira de Mello recebe título da PUC/SP

"Há 45 anos, um jovem professor, com aproximadamente 25 anos assumia as aulas aos sábados, da disciplina Direito Administrativo, no lugar do professor Oswaldo Aranha Bandeira de Mello. Este professor preparou-se muito para essa aula, e de tão nervoso que estava, suas mãos tremiam, de modo que passou a aula inteira com as mãos na mesa, para que os alunos não percebessem o quanto estava nervoso. Quando este jovem professor terminou a aula, os alunos irromperam em aplausos, num gesto profético que antevia o brilho do seu futuro. E a partir de então, este jovem professor nunca mais teve receio de enfrentar um auditório. Hoje, é a Universidade quem se curva em reverência diante de sua pessoa. E todos nós, após o seu pronunciamento, repetiremos, humildemente, o mesmo gesto daqueles alunos e o aplaudiremos sinceramente".

Com essas palavras, o professor Silvio Luis Ferreira da Rocha (Faculdade de Direito) homenageou o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello - que recebeu dia 6/11, em sessão solene do Conselho Universitário no Tucarena, o título de Professor Emérito da PUC/SP.

Ícone na área de Direito Público, particularmente em Direito Administrativo, Bandeira de Mello ingressou no curso de Direito em 1955 e, desde então, dedicou toda sua trajetória profissional à advocacia e à carreira docente. Na PUC/SP, começou a lecionar em 1963. Autor de mais de 20 obras reconhecidas internacionalmente, tem em seu Curso de Direito Administrativo (Ed. Malheiros) na 24ª edição um dos livros mais vendidos do país nessa área. Presidente de inúmeros institutos, o filho do jurista e ex-reitor da PUC/SP, Oswaldo Aranha Bandeira de Mello também assumiu cargo de gestão na Universidade ao se tornar vice-reitor Acadêmico, entre 1973 e 1976.

Durante a emocionante cerimônia, Bandeira de Mello foi homenageado pelos professores Maura Véras (reitora da PUC-SP), Dirceu de Mello (diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas), Marcelo Figueiredo (diretor da Faculdade de Direito), Márcio Camarosano (representando o coordenador do Pós em Direito, Paulo de Barros Carvalho) e o estudante de Direito Guilherme Martins, que deu início ao processo de outorga do título no Conselho Departamental da Faculdade de Direito.

"Essa homenagem é um presente para coroar seus 70 anos de vida, um símbolo de gratidão e respeito pelos seus préstimos à Faculdade de Direito", apontou Martins. "Falo em nome de juristas, desembargadores, ministros e bem-sucedidos advogados que passaram pelas suas aulas preciosas. Poucas pessoas foram tão apaixonadas pela PUC/SP como ele. Foi um dos protagonistas a alçá-la ao reconhecimento internacional e ao sucesso que a instituição merece".

Emocionado, Bandeira de Mello agradeceu especialmente aos alunos por essa justa homenagem. "Reparto essa honraria com a faculdade, funcionários, professores, meu pai, a quem devo toda a base de valores morais que carrego até hoje, e com todos os estudantes, que são a razão de ser de uma instituição de ensino."

___________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas