MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SP faz primeiro leilão de créditos de carbono

SP faz primeiro leilão de créditos de carbono

x

Da Redação

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Atualizado às 08:23


R$ 34 milhões

SP faz primeiro leilão de créditos de carbono

O primeiro leilão de créditos de carbono no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL, instituído pelo Protocolo de Quioto, foi realizado na manhã de ontem, na Bolsa de Mercadorias & Futuros - BM&F, em São Paulo. Foram negociados créditos correspondentes a 808.450 toneladas de dióxido de carbono, de titularidade da Prefeitura de São Paulo, geradas pelo Projeto Bandeirantes de Gás de Aterro e Geração de Energia. O banco europeu Fortis Bank NV/SA arrematou o lote por ?16,20 por tonelada de carbono, pagando à Prefeitura o equivalente a ?13,09 milhões (cerca de R$34 milhões). Foram habilitadas 14 instituições para participar do evento, com nove delas apresentando lances de ofertas. O preço mínimo era de ?12,70.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que acompanhou todo o leilão na sede da BM&F, disse que os recursos arrecadados com a venda dos créditos gerados pelo Aterro Bandeirantes serão usados para projetos de melhoria de vida e recuperação de áreas públicas no entorno do Aterro: "Estamos satisfeitos com o volume alcançado e com esse recurso vamos atender a um número expressivo de projetos. Serão criados parques, construídas praças. Serão programas intensos em relação à melhoria da qualidade de vida", anunciou.

O presidente do Conselho de Administração da BM&F, Manoel Felix Cintra Neto, destacou a importância da realização do leilão: "Estão participando os principais traders de crédito de carbono do mundo", avaliou. "É um momento importante para o Brasil. A participação em nível global mostra que esse instrumento, o leilão, atrai grandes investidores", completou.

Gilberto Kassab anunciou à imprensa que novos leilões de créditos de carbono já estão programados para ser realizados pela Prefeitura.

______________