MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "A Reconstrução Democrática do Direito Público no Brasil"

Resultado do Sorteio de obra "A Reconstrução Democrática do Direito Público no Brasil"

Da Redação

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Atualizado em 24 de setembro de 2007 11:08


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de realizar o sorteio da obra "A Reconstrução Democrática do Direito Público no Brasil" (Editora Renovar - 790 p.), escrita por renomados colaboradores, organizada e gentilmente oferecida por Luís Roberto Barroso, do escritório Luís Roberto Barroso & Associados.

Sobre a obra :

Esta obra pretende reconstituir a trajetória do direito público no Brasil nos últimos vinte e cinco anos. No texto que dá título ao livro, o organizador da obra escreveu:

O constitucionalismo democrático foi a ideologia vitoriosa do século XX. Nele se condensam as promessas da modernidade: limitação do poder, dignidade da pessoa humana, centralidade dos direitos fundamentais, justiça material, plurarismo, diversidade, tolerância e - quem sabe? - até felicidade. Para evitar ilusões, é bom ter em conta que as grandes conquistas da humanidade levam um tempo relativamente longo para passarem do plano das idéias vitoriosas para a plenitude do mundo real. O curso do processo civilizatório é bem mais lento do que a nossa ansiedade por progresso social. O rumo certo, porém, costuma ser mais importante do que a velocidade.

No Brasil, onde nada é simples, essa trajetória precisa ser percorrida com determinação, paciência e sem amargura. O texto que se segue procura reconstituir a travessia que levou à consolidação de um Estado constitucional democrático entre nós, assinalando os grandes debates e as principais transformações ocorridas no direito público brasileiro nos últimos anos. Para pontuar esses temas e as inúmeras mudanças de compreensão e de paradigma, são utilizados como referências doutrinárias o conjunto antológico de textos que compõem esta coletânea.

Em comemoração aos 25 anos de carreira na área jurídica, deu-se o lançamento da obra, e o autor faz uma observação derradeira : "este não é um livro de fim de carreira, de despedida, tipo missão cumprida. Uma celebração de meio de caminho. Um momento para lembrar e agradecer. O direito público no Brasil, especialmente o direito constitucional, passou de desimportancia ao apogeu em menos de uma geração. No começo, éramos muito poucos. Já não é mais assim. Mas ainda há muito por fazer e diversos caminhos a percorrer. Após a leitura das páginas inspiradas desse livro, é possível que outros mais queiram se juntar a nós. Assim seja. O coração é grande e há lugar para todos", afirma Luís Roberto Barroso.

Sobre o organizador da obra :

Luís Roberto Barroso, advogado desde 1981 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, Master of Laws (LL.M) pela Universidade de Yale, EUA, Associado Internacional do escritório Arnold e Porter, Washington D.C. (1989) e Associado Internacional da American Bar Association e da American Society of International Law.

Professor Titular de Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da UERJ e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e professor Conferencista do Curso de Pós-Graduação (MBA) da Fundação Getúlio Vargas.

Colaboradores :

Alexandre Santos de Aragão é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), procurador do Estado e advogado. Mestre em Direito pela UERJ desde 2001 e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2005.

Ana Paula de Barcellos é advogada. Também atua como professora, tendo concluído seu mestrado e doutorado pela UERJ.

Arícia Fernandes Correia é procuradora do Município do Rio de Janeiro e professora, mestre em Direito e doutoranda pela UERJ.

Bianca Stamato é juíza federal. É mestre em Direito pela PUC, desde 2004. E doutoranda na UERJ.

Cláudio Pereira de Souza Neto é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e advogado. É mestre e doutor pela PUC/RJ.

Daniel Sarmento é professor adjunto da EURJ e procurador regional da República. É mestre e doutor pela UERJ. Pesquisador visitante na Yale Law School.

Eduardo Mendonça é advogado e mestrando pela EURJ.

Fábio Correa Souza de Oliveira é advogado e professor contratado da EURJ.
Tendo concluído seu mestrado pela UERJ e agora é doutorando da instituição. E pesquisador visitante da Universidade de Coimbra.

Felipe Derbli de Carvalho Baptista é procurador do Estado do Rio de Janeiro. E mestre pela UERJ.

Guilherme Sandoval Góes é professor de direito internacional e relações internacionais da Escola Superior de Guerra e mestre em direito pela UERJ.

Gustavo Binenbojm é professor, procurador do Estado do Rio de Janeiro e advogado. Mestre pela UERJ e também pela Yale Law School. E doutor pelo UERJ.

Jane Reis Gonçalves Pereira é professora adjunta da UERJ e juíza federal. É mestre em Direito pela PUC/RJ e doutora pela UERJ.

Letícia de Campos Velho Martel é professora e mestre pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e doutoranda pela UERJ.

Patrícia Baptista é professora, mestre e doutora pela UERJ e procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Patrícia Perrone Campos Mello é advogada, procuradora do Estado do Rio de Janeiro e e mestranda da UERJ.

Simone Schreiber é professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e juíza federal. É mestre em Direito pela PUC/RJ e doutora pela UERJ.

______________

 Resultado :

  • Cristiano de Sousa Carneiro, advogado em Campo Grande/MS.                                               

______________










Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...