Demarest Advogados participa de evento mundial sobre Arbitragem
Camila Biral e Tatiana Ferri, sócias do escritório, estarão presentes na 9ª edição da PAW - Paris Arbitragem Week, que reúne os principais especialistas da área.
Da Redação
terça-feira, 1 de abril de 2025
Atualizado às 17:43
Entre os dias 7 e 11/4 acontece a 9ª edição da PAW - Paris Arbitragem Week, evento realizado para debater sobre os principais temas da atualidade e as tendências na arbitragem. Camila Biral e Tatiana Ferri, sócias da área de Arbitragem do Demarest Advogados, estarão presentes no encontro.
O evento acontece em Paris e reúne profissionais do setor, acadêmicos e especialistas do mundo todo, além de representantes das principais empresas e organizações globais. Parte dos debates será em formato híbrido.
Esta edição de 2025 será a maior da PAW desde sua criação há nove anos e terá 181 conferências e debates na programação, além de 44 eventos organizados por 251 parceiros - como escritórios de advocacia, especialistas, patrocinadores, empresas, universidades, instituições de arbitragem, tribunais, instituições públicas, associações, editoras de bancos de dados, entre outros participantes.
O Ministério da Justiça francês é o patrocinador oficial do evento, que desperta o interesse não somente do setor privado, mas também de instituições francesas de destaque, como Cour de Cassation francesa, Tribunal de Apelações de Paris, Universidades reconhecidas etc., confirmando o papel fundamental da PAW na união de todas as partes interessadas da arbitragem, segundo informam os organizadores da conferência.
Camila Biral participará no dia 8/4 do debate focado em "Arbitragem, ESG e Transição Energética", tema de crescente importância entre os países à medida que o Brasil se consolida como líder em energia limpa.
Entre as maiores economias globais, o Brasil se destaca por ter a menor participação de combustíveis fósseis em sua matriz energética, impulsionada por um setor robusto de energia renovável e uma indústria de biocombustíveis em expansão.
Além disso, o Brasil vai sediar neste ano a COP30, mostrando sua liderança em sustentabilidade e transição energética global. O ano de 2025 marca ainda o 10º aniversário do Acordo de Paris, reforçando a urgência de as nações avançarem em suas agendas climáticas e energéticas.
"A arbitragem desempenha um papel fundamental na busca de agilidade para resolver os mais diversos tipos de disputas empresariais. Nosso evento, durante a Paris Arbitration Week, será uma grande oportunidade para discutirmos como a arbitragem pode ir ainda mais além como meio de resolução de litígios adaptado às novas realidades, enfrentando os desafios e as oportunidades apresentados pela agenda ESG", diz Camila Biral, sócia do Demarest.
Camila vai debater o tema junto a profissionais renomados do The Brattle Group, Adaltys Avocats, Ciarb Brazil Branch (representação brasileira do Chartered Institute of Arbitrators, organização internacional que atua na resolução de disputas), Freshfields LLP, entre outros.
Parceria com uma das maiores boutiques de litígio do mundo
No dia 9/4, Tatiana Ferri e Camila Biral participarão do debate no evento sobre "Disputas no setor de Energias Renováveis", em parceria com o escritório Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan, LLP - maior boutique de litígios do mundo.
O evento vai reunir advogados de empresas e de escritórios de advocacia com experiência em disputas envolvendo o setor de energia para abordar algumas das principais questões e desafios neste campo, além do futuro das disputas sobre energias renováveis na transição energética.
"As disputas decorrentes de projetos de energias renováveis são hoje uma realidade mundial e nos últimos anos se tornaram cada vez mais frequentes no universo da arbitragem", afirma Tatiana.
"Com a maturação dessas disputas e a mudança do cenário geopolítico, a ideia do evento é discutir, entre especialistas, as principais tendências nas disputas relacionadas à transição energética, bem como os desafios que enfrentaremos no futuro", completa a advogada, que vê os setores de infraestrutura e renováveis com grande potencial para a arbitragem se desenvolver ainda mais no Brasil.
Ao lado das sócias do Demarest, participarão da discussão Alexander Leventhal, sócio do Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan, LLP; Deniz Saidov, do FRV - Fotowatio Renewable Ventures; Juan Cristóbal Paris, da Neoen; Merlin Papadhopulli, da Engie, entre outros renomados especialistas.
Confira aqui as informações sobre a programação geral, o evento e todos os debates.