MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Investigação contra Bolsonaro por importunar baleia é arquivada pelo MPF
Arquivamento

Investigação contra Bolsonaro por importunar baleia é arquivada pelo MPF

Órgão concluiu que não houve provas de intenção de molestar o animal, requisito essencial para configurar crime ambiental.

Da Redação

terça-feira, 1 de abril de 2025

Atualizado às 10:32

O MPF arquivou a investigação que apurava se o ex-presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ambiental ao pilotar um jet ski próximo a uma baleia jubarte, em junho de 2023, no litoral de São Sebastião/SP.

A decisão teve como base a ausência de provas que demonstrassem a intenção do ex-presidente de molestar o animal, elemento essencial para caracterização do delito ambiental.

A investigação teve como ponto de partida vídeos publicados nas redes sociais, nos quais Bolsonaro aparece pilotando um jet ski com o motor ligado a menos de 15 metros de uma baleia jubarte na superfície da água.

Uma portaria do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis proíbe esse tipo de aproximação - o limite mínimo é de 100 metros para embarcações com motor ligado.

Veja o vídeo:

Apesar disso, o MPF entendeu que não se confirmou a intenção dolosa necessária para configuração do crime.

O órgão destacou ainda que o arquivamento da apuração penal não interfere na esfera administrativa, mantendo válida a multa de R$ 2,5 mil aplicada pelo Ibama ao ex-presidente por importunação ao animal.

Em declaração pelas redes sociais, o advogado de Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, afirmou que a defesa sempre considerou a investigação um "absurdo".

"A eminente procuradora da República, subscritora do parecer, acolheu as razões que articulamos como linha de defesa durante as diligências da Polícia Federal e que, ao final, evidenciaram, a um só tempo, o absurdo daquela apuração e a mobilização da máquina estatal na direção de um episódio nitidamente sem qualquer repercussão jurídica, mas que, no entretanto, foi amplamente explorado pelo ambiente político".

O advogado ainda declarou que pretende buscar arquivamento semelhante em outros procedimentos.

"A defesa continuará envidando todos os esforços para que as demais imputações tenham endereçamento análogo, perseguindo o divórcio entre questões jurídicas e questões políticas", disse.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, arquivou outra investigação contra Bolsonaro, sobre suposta fraude nos cartões de vacinação.

No entanto, em processo distinto, o ex-presidente e outras sete pessoas se tornaram réus no Supremo por tentativa de golpe de Estado.

Com informações da Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS