MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro acusa STF de tentar tirá-lo das Eleições 2026: "perseguição"
Manifestação do réu

Bolsonaro acusa STF de tentar tirá-lo das Eleições 2026: "perseguição"

Ex-presidente afirmou que julgamento tem resultado definido e é parte de projeto de poder para afastá-lo da disputa.

Da Redação

quarta-feira, 26 de março de 2025

Atualizado às 16:37

Após a 1ª turma do STF tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas por tentativa de golpe de Estado, o político reagiu no X (antigo Twitter), criticando a rapidez no andamento do processo e afirmando que a ação tem motivação política.

Na publicação, Bolsonaro comparou a velocidade com que o processo tramita a casos anteriores de grande repercussão nacional.

"Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato."

Para Bolsonaro, o próprio noticiário já admitiria abertamente que a real motivação não seria jurídica, mas política.

"O tribunal tenta evitar que eu seja julgado em 2026, pois querem impedir que eu chegue livre às eleições porque sabem que, numa disputa justa, não há candidato capaz de me vencer."

O ex-presidente afirmou que, segundo a imprensa, o julgamento já teria data, alvo e resultado definidos. Para ele, trata-se de um "teatro processual disfarçado de Justiça", com objetivo de interferir na dinâmica política e eleitoral do país.

 (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Bolsonaro afirma que STF acelera processo para tirá-lo das Eleições 2026.(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Na mesma publicação, Bolsonaro ainda acusou diretamente o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmando que S.Exa. é "completamente comprometido e suspeito", sugerindo motivações pessoais contra ele.

"Todos dizem que o processo se encerrará até o final de 2025, mesmo não havendo precedentes para tamanha celeridade em um caso dessa dimensão. E por quê? Porque todos sabem que o que está em curso é, na verdade, uma espécie de atentado jurídico à democracia: um julgamento político, conduzido de forma parcial, enviesada e abertamente injusta por um relator completamente comprometido e suspeito, cujo objetivo é se vingar, me prendendo e me retirando das urnas."

O ex-presidente reforçou ainda sua posição ao sugerir que, quanto maior a pressão para sua condenação, maior seria o temor de enfrentá-lo numa disputa eleitoral democrática.

"A ironia é que, quanto mais atropelam regras, prazos e garantias para tentar me eliminar, mais escancarado fica o medo que eles têm das urnas e da vontade do povo. Se realmente acreditassem na democracia que dizem defender, me enfrentariam no voto, não no tapetão."

Bolsonaro finalizou destacando que a comunidade internacional estaria observando com atenção o que ocorre no Brasil.

"Juristas, diplomatas e lideranças políticas já reconhecem o padrão: é o mesmo roteiro que se viu na Nicarágua e na Venezuela. Perseguição seletiva, acusações vagas de 'extremismo' ou de 'ameaça à democracia' e a tentativa de eliminar a oposição por via judicial."

Veja a publicação completa:

hasTwitter

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...