MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Seguro-garantia cobre débito fiscal mesmo após fim do contrato
Proteção tributária

STJ: Seguro-garantia cobre débito fiscal mesmo após fim do contrato

Colegiado decidiu que a indenização deve seguir a vigência da apólice, pois a caracterização do sinistro pode ocorrer após o contrato principal expirar.

Da Redação

quinta-feira, 20 de março de 2025

Atualizado às 09:13

A 2ª turma do STJ decidiu que a indenização do seguro-garantia para pagamento de crédito tributário não está restrita à vigência do contrato principal, mas sim à duração da própria apólice. Com isso, o colegiado reconheceu a validade da cobrança mesmo após a lavratura do auto de infração.  

O julgamento deu provimento ao recurso do estado de São Paulo para permitir o recebimento da indenização do seguro-garantia contratado por uma produtora de suco de laranja. A apólice visava garantir o pagamento de um débito fiscal e possibilitar a inclusão da empresa em regime especial para apropriação de crédito acumulado de ICMS.

 (Imagem: Freepik)

Seguro-garantia de crédito tributário pode ser cobrado após fim do contrato principal, determina STJ.(Imagem: Freepik)

Durante a vigência desse regime, a empresa descumpriu normas, levando à lavratura do auto de infração e à configuração do risco segurado, caracterizando-se o sinistro.  

A Fazenda Pública ajuizou ação para obter a indenização de R$ 11,2 milhões. A 1ª instância julgou o pedido improcedente, considerando que o débito estava suspenso por recurso administrativo e que o regime especial fora revogado em 2017.

Assim, entendeu-se que a garantia não poderia cobrir um auto de infração lavrado em 2018. O TJ/SP manteve a decisão.  

O ministro Francisco Falcão, relator do recurso, afirmou que a indenização do seguro-garantia não pode estar vinculada apenas ao prazo do contrato principal.

Destacou que, caso uma infração ocorresse no último dia do regime especial, impedir a lavratura do auto de infração no dia seguinte inviabilizaria a cobertura securitária.  

"A cobertura contratual de seguro-garantia deve considerar a boa-fé das partes, que devem cumprir a avença com probidade. Caso a inadimplência do tomador perante a obrigação garantida tenha ocorrido durante a vigência da apólice, a caracterização do sinistro (sua comprovação) pode ocorrer fora do prazo de vigência da apólice. Esse entendimento é refletido na Circular 662/2022 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia reguladora do mercado de seguros."

Quanto ao recurso administrativo do contribuinte, o ministro ressaltou que, embora suspenda a exigibilidade do crédito tributário conforme o artigo 151, VI, do CTN, isso não extingue a ação judicial, mas apenas suspende seu andamento até a resolução da questão na esfera administrativa.  

"Ainda que se trate de ação de cobrança, pela natureza do objeto segurado, deve ser aplicada a jurisprudência pacífica do STJ no sentido de que a suspensão da exigibilidade do crédito tributário, perfectibilizada após a propositura da ação, tem o condão somente de obstar o curso do processo, e não de extingui-lo", concluiu.

Leia a decisão.

Com informações do STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...