MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Tempo de aposentadoria por invalidez conta para gratificação de bancário
Função

TST: Tempo de aposentadoria por invalidez conta para gratificação de bancário

Colegiado considerou o tempo de recebimento da gratificação, conforme a Súmula 372 do TST.

Da Redação

quinta-feira, 20 de março de 2025

Atualizado às 17:31

A 1ª turma do TST condenou instituição financeira ao pagamento de diferenças salariais a escriturário, referente à incorporação da gratificação de função, que a recebeu por mais de dez anos. A decisão considerou o período em que o funcionário exerceu o cargo comissionado e o tempo em que esteve afastado por aposentadoria por invalidez.

O escriturário assumiu o cargo comissionado em abril de 1999 e, em 2004, afastou-se por invalidez, retornando em 2009. Durante todo esse período, recebeu a gratificação de função.

O juízo de 1º grau e o TRT da 10ª região julgaram o pedido improcedente, argumentando que o período de afastamento não deveria ser considerado.

 (Imagem: Brazil Photo Press/Folhapress)

Para 1ª turma, critério para incorporação é o tempo de percepção da gratificação.(Imagem: Brazil Photo Press/Folhapress)

No entanto, o TST, com base na Súmula 372, entendeu que o critério para a incorporação é o tempo de recebimento da gratificação, e não o exercício contínuo da função.

O ministro Hugo Scheuermann, relator do recurso, destacou que o bancário recebeu a gratificação por mais de 10 anos, somando os períodos de exercício e afastamento.

"O que se visou garantir com esse verbete foi a estabilidade financeira do empregado e a irredutibilidade do seu salário, de modo que o requisito bastante para a incorporação é a sua percepção, e não o seu exercício, por pelo menos 10 anos", concluiu.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Informações: TST.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...