MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Norma do TRF-1 restringe sustentação oral virtual; OAB questiona
Sustentação

Norma do TRF-1 restringe sustentação oral virtual; OAB questiona

A entidade argumenta que a videoconferência poderia facilitar o acesso à Justiça e acelerar o processo, destacando a importância de garantir o pleno exercício da advocacia.

Da Redação

segunda-feira, 17 de março de 2025

Atualizado às 10:45

Na sexta-feira, 14, a Procuradoria Nacional de Prerrogativas da OAB encaminhou um ofício ao presidente da 11ª turma do TRF da 1ª região. O documento solicita a revisão da norma interna que limita a retirada de processos da pauta virtual às sustentações orais presenciais, realizadas exclusivamente na sede do Tribunal, em Brasília/DF.

A OAB argumentou que "impor a presença do advogado para realizar sustentação oral impõe entrave desnecessário ao exercício da advocacia, uma vez que o ato poderia ser efetivado por videoconferência". O ofício ressalta a abrangência da jurisdição do TRF-1, que inclui os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal. Dessa forma, a exigência de deslocamento presencial dificulta o trabalho dos advogados.

A OAB defende a flexibilização da norma, permitindo a sustentação oral por videoconferência, sincronizada com o julgamento, o que contribuiria para a celeridade processual.

"A realização da sustentação oral por videoconferência não representa nenhum prejuízo ao andamento do feito, pelo contrário, contribui para o rápido andamento das demandas, razão pela qual, não há motivo para que seja imposta exigência da presença física do advogado na sessão de julgamento."

 (Imagem: Raul Spinassé/CFOAB)

OAB oficia 11ª Turma do TRF-1 para permitir a sustentação oral por videoconferência.(Imagem: Raul Spinassé/CFOAB)

O ofício também destaca que a obrigatoriedade da presença física pode dificultar o acesso à Justiça, principalmente para aqueles que não têm recursos para custear o deslocamento de seus advogados. "Nem todo jurisdicionado possui condições financeiras de arcar com o deslocamento do advogado até a sede do Tribunal", argumenta a OAB.

Alex Sarkis, procurador nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, destacou a importância da atuação célere da entidade para corrigir a situação e assegurar o pleno exercício da advocacia. "Atuamos com celeridade para buscar a correção dessa questão nesse colegiado. Não podemos admitir nenhum obstáculo ao pleno e livre exercício da advocacia, muito especialmente a sustentação oral", afirmou Sarkis.

A OAB requereu, no documento, a revisão do inciso V do art. 1º da portaria 1/24, "no sentido de permitir a realização de sustentação oral por videoconferência, de forma síncrona ao julgamento, garantindo ao advogado o livre exercício profissional e ao cidadão, a efetiva prestação jurisdicional".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS