MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST cancela penhora em proventos de militar que descobriu câncer
Dignidade

TST cancela penhora em proventos de militar que descobriu câncer

Colegiado revogou a penhora de 30% da aposentadoria, considerando a necessidade de garantir a subsistência do aposentado durante o tratamento.

Da Redação

segunda-feira, 10 de março de 2025

Atualizado às 11:51

TST acolheu o recurso de militar aposentado, sócio de empresa e suspendeu a penhora de 30% de seus proventos de aposentadoria para o pagamento de dívidas trabalhistas. A decisão da 2ª turma considerou o diagnóstico de câncer de próstata do aposentado, que alegou impossibilidade de arcar com os custos do tratamento e manter sua subsistência caso a penhora fosse mantida.

A ação trabalhista, movida por jardineiro em 2016 contra a empresa e a Cemig - Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais, resultou na condenação de ambas ao pagamento de verbas trabalhistas.

Após o trânsito em julgado, a ministra Liana Chaib, do TST, determinou a penhora de 30% da aposentadoria do sócio, conforme jurisprudência da Corte.

Posteriormente, o aposentado solicitou a revisão da penhora ao TRT, informando seu diagnóstico de câncer e as elevadas despesas médicas decorrentes da cirurgia. O TRT acatou o pedido e revogou a penhora, levando o jardineiro a recorrer ao TST.

 (Imagem: Sérgio Lima/Folhapress)

Para colegiado do TST, manutenção da medida implicaria ofensa à dignidade pessoal do aposentado.(Imagem: Sérgio Lima/Folhapress)

A relatora, ministra Liana Chaib, analisou a declaração do Imposto de Renda do sócio, que comprovou a aposentadoria como sua única fonte de renda, além dos descontos de empréstimos consignados para custear o tratamento.

A ministra ponderou os direitos do credor e a garantia da subsistência do devedor, considerando que a situação poderia comprometer sua vida e afrontar o princípio da dignidade humana.

Com base no art. 505, inciso I, do CPC, que prevê a modificação da coisa julgada em relações jurídicas continuadas com alteração no estado de fato ou de direito, a 2ª turma manteve a decisão do TRT. 

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS