MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ fortalece isonomia ao validar cotas para juízas, diz advogada
Paridade de gênero

STJ fortalece isonomia ao validar cotas para juízas, diz advogada

Causídica comparou vagas exclusivas para magistradas a ato de resistência de Rosa Parks.

Da Redação

quinta-feira, 6 de março de 2025

Atualizado em 7 de março de 2025 07:23

Na última sexta-feira, 28, o ministro do STJ, Paulo Sérgio Domingues, negou recurso de grupo de juízes e validou edital do TJ/SP que destinava exclusivamente a magistradas uma vaga de promoção na carreira.

Para a advogada Rebeca Drummond de Andrade, do escritório Tourinho Leal Drummond de Andrade Advocacia, que atuou pelas juízas na causa, a decisão fortalece a isonomia no Judiciário, já que as magistradas estão "cansadas de ceder".

O medida do TJ/SP decorre da resolução 525/23 do CNJ, que busca incentivar a participação feminina no Judiciário.

Em 2024, o presidente da Corte bandeirante, desembargador Fernando Garcia, seguiu a norma ao publicar o edital de promoção exclusiva por merecimento para mulheres ao cargo de desembargadora.

Um grupo de juízes, no entanto, descontente com a medida, impetrou mandado de segurança. Rebeca Drummond de Andrade, destacou que, na inicial, os magistrados afirmaram que no Estado de São Paulo nunca houve desigualdade.

Para a causídica, o presidente do TJ/SP não tinha margem para descumprir a resolução do CNJ.

"Ele poderia baixar um edital distinto do que manda a resolução 525 do CNJ? Não poderia."

A advogada destacou que o desembargador Fernando Garcia apenas cumpriu o que lhe cabia: executar os efeitos da norma, abrindo as inscrições e conduzindo o processo seletivo conforme determinado.

Para ela, essa postura firme reflete o lema da cidade onde está sediado o tribunal paulista: Non ducor, duco ("Não sou conduzido, conduzo").

A medida foi reconhecida nacionalmente.

Em abril de 2024, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, elogiou a iniciativa do TJ/SP em sessão plenária, classificando-a como um "exemplo nacional". 

"Vai ser um marco na Justiça brasileira", afirmou o presidente do STF.

Na ocasião, a juíza de Direito Maria de Fátima Santos Gomes tomou posse como desembargadora do tribunal paulista.

 (Imagem: Freepik)

Para advogada de juízas, cotas no Judiciário favorecem isonomia e paridade de gênero.(Imagem: Freepik)

"Cansadas de ceder"

A advogada comparou a resistência das juízas ao gesto histórico de Rosa Parks, a costureira negra que, em 1955, recusou-se a ceder seu assento no ônibus a um homem branco, contrariando leis segregacionistas.

"Foi o que se deu com as juízas de São Paulo. Elas estavam cansadas de ceder."

Ela explicou que a resolução 525/23 do CNJ está fundamentada no art. 5º, I, da CF, que estabelece a igualdade entre homens e mulheres, mas também nos dispositivos que garantem ações afirmativas, como o inciso XLI do mesmo dispositivo, que prevê punição a qualquer discriminação atentatória aos direitos fundamentais, e o art. 7º, XX, que protege o mercado de trabalho feminino por meio de incentivos específicos.

A advogada reforçou que a própria Constituição prevê distinções para garantir igualdade material entre homens e mulheres, incluindo benefícios como a licença-maternidade. Para ela, a resolução do CNJ apenas estende essa lógica ao Judiciário.

A decisão do STJ, segundo a advogada, honra as palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade: "As leis não bastam. Os lírios não nascem da lei."

"No Direito, os lírios nascem de interpretações judiciais como essa", concluiu.

Tourinho Leal Drummond de Andrade Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS