MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Davi nega impeachment de ministros do STF: "já temos muitos problemas"
Entrevista

Davi nega impeachment de ministros do STF: "já temos muitos problemas"

O presidente do Senado ainda criticou a legislação atual sobre impeachment, criada durante a ditadura, e defendeu sua atualização.

Da Redação

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Atualizado em 1 de março de 2025 09:52

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que não pautará pedidos de impeachment contra ministros do STF durante sua gestão, alegando que isso agravaria a polarização política e causaria prejuízos à população brasileira. Em entrevista ao senador Jorge Kajuru em seu programa na Rede TV!, Alcolumbre criticou a atual lei de impeachment, elaborada durante a ditadura militar, e defendeu sua atualização. 

De acordo com informações do Congresso em Foco, Alcolumbre destacou que a proposta de impeachment, especialmente contra ministros do STF, em um momento de forte polarização política, não seria a solução para os problemas enfrentados pelo país.

Ele reiterou a importância de se respeitar a harmonia entre os Três Poderes e a necessidade de cada um cumprir suas atribuições sem invadir o campo de competência dos outros.

"Temos que buscar com que cada Poder possa conviver dentro das suas atribuições, um respeitando o outro, sem avançar a linha da autonomia e da autoridade de cada poder."

Segundo levantamento feito pelo site, Barroso e Moraes lideram os pedidos de impeachment. Veja os dados.

 (Imagem: Agência Senado)

Para Davi Alcolumbre, impeachment de ministros do STF não é a solução.(Imagem: Agência Senado)

portal de notícias também afirmou que o senador se manifestou sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, defendendo a modulação das penas para os envolvidos.

Embora tenha reconhecido a gravidade dos acontecimentos, Alcolumbre afirmou que a anistia generalizada não é viável, já que isso poderia ferir o devido processo legal. "Não pode ser uma anistia para todos de maneira igual. E também não pode, nas decisões judiciais, ser uma punibilidade para todos na mesma gravidade", disse.

Em relação à reforma ministerial, Davi Alcolumbre revelou que não foi consultado pelo presidente Lula, mas destacou que tem "certeza absoluta" de que essa conversa ocorrerá em breve.

O senador, que participou das negociações durante a transição para a composição do atual ministério, foi responsável pela indicação de Waldez Góes para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Por fim, Alcolumbre delineou suas prioridades para o primeiro semestre de 2025, com um foco na desburocratização do país, especialmente voltado ao empreendedorismo e microcrédito.

Davi afirmou que se reunirá com líderes partidários após o Carnaval para definir uma lista de 50 prioridades legislativas até o meio do ano. Segundo o Congresso em Foco, Davi Alcolumbre afirmou que essa agenda será central para melhorar o ambiente de negócios e facilitar o processo de abertura de empresas no Brasil.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...